Melo debate revitalização do Cais Mauá com BNDES e Estado
O prefeito Sebastião Melo esteve reunido nesta quinta-feira, 14, com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Governo do Estado para debater o projeto de revitalização do Cais Mauá, que está sendo elaborado pelo executivo estadual. O objetivo é transformar o Cais Mauá em um centro turístico, gastronômico, comercial, cultural e de entretenimento às margens do Guaíba. Além do conceito da proposta, também foram abordados temas como critérios de concessão do espaço público e segurança jurídica.
O projeto prevê a restauração e reutilização dos armazéns, construção de novos espaços, com mudanças no muro e no sistema de mobilidade urbana visando fomentar o turismo e o empreendedorismo, com foco nas atividades relacionadas à economia criativa, com ocupação contínua e diuturna da área.
“Somos parceiros para transformação de Porto Alegre e iremos tornar o Cais em um espaço intenso de atividades gastronômicas e culturais. Além disso, queremos potencializar o turismo náutico no Guaíba. São ações que também dialogam com nosso projeto Centro+” - Prefeito Sebastião Melo
Durante apresentação do projeto, o chefe de Departamento do BNDES, Osmar Carneiro Guimaraes de Lima, destacou o potencial turístico e econômico do Cais Mauá. “Dos armazéns até a Usina do Gasômetro, o Cais Mauá é um espaço privilegiado com forte potencial para ações gastronômicas, turísticas e de economia criativas”, disse. Lima esteve acompanhado do secretário extraordinário de Parcerias do Estado, Leonardo Busatto.
Também participaram da reunião os secretários municipais de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, de Parcerias, Ana Pellini, de Cultura, Gunter Axt, e de Enfrentamento ao Coronavírus, Cesar Sulzbach.
Lucas Barroso