Melo defende manutenção da cogestão regional, comércio aberto e reavaliação sobre escolas

22/02/2021 12:42
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
À tarde, prefeito faz vistoria no Hospital Parque Belém

Em reunião virtual com o governador Eduardo Leite e os presidentes regionais de associações de municípios, nesta segunda-feira, 22, o prefeito Sebastião Melo sustentou o pedido pela manutenção do Plano de Cogestão Regional, formado em janeiro por Porto Alegre e mais quatro municípios da Região Metropolitana. Além de reforçar a defesa da manutenção do comércio aberto na Capital, Melo solicitou a inclusão da educação na pauta da cogestão, para que os municípios possam debater a reabertura das escolas.

“Queremos participar da tomada de decisão nos diferentes aspectos de enfrentamento da pandemia. Tenho convicção de que não é o comércio regular, respeitando os protocolos, que agravam a situação da pandemia. São as aglomerações irresponsáveis que agravam o problema de saúde pública. Porto Alegre tem feito todo o possível para coibir essas aglomerações e estamos abrindo leitos. Não vamos recorrer da bandeira preta porque acreditamos na cogestão”, manifestou o prefeito, que segue no início da tarde para vistoria no Hospital Parque Belém, para avaliar a possibilidade de abertura de leitos na instituição.

Além do apoio dos demais prefeitos das associações municipais, nas manifestações durante a reunião virtual, ao longo do fim de semana diversos segmentos reforçaram a crença na cogestão através de posicionamentos públicos: Associação de Escolas Privadas de Educação Infantil do RS, Sindicato Intermunicipal dos Estabelecimentos de Educação Infantil do RS e Ciranda Rede de Escolas Infantis; Sindicato dos Clubes Esportivos do RS (Sincergs); manifesto conjunto de 17 vereadores municipais e documento de 40 entidades representativas do setor produtivo e comércio da Capital.

O Plano de Cogestão Regional, formalizado em janeiro, teve as assinaturas, além de Melo, dos prefeitos Miki Breier (Cachoeirinha), Luiz Zaffalon (Gravataí), Valdir Bonatto (Viamão) e Paulo Corrêa (Glorinha), municípios que integram a R10.

Participaram da reunião no Paço Municipal também o vice-prefeito Ricardo Gomes e o secretário Extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Renato Ramalho.

 

  

 

Carolina Seeger

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes