Melo define medidas emergenciais para enfrentar efeitos do temporal

16/06/2023 10:20
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito determinou a abertura do Ginsásio do Demhab para acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade

O prefeito Sebasti√£o Melo definiu na manh√£ desta sexta-feira, 16, em reuni√£o no Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic), uma s√©rie de a√ß√Ķes emergenciais para enfrentar os preju√≠zos do temporal ocorrido nesta madrugada. Melo determinou a abertura do gin√°sio da Associa√ß√£o dos Funcion√°rios do Departamento Municipal de Habita√ß√£o (Demhab) para acolher pessoas em situa√ß√£o de vulnerabilidade.

Tamb√©m definiu como prioridade a atua√ß√£o integrada com a CEEE Equatorial para garantir luz em hospitais e postos de sa√ļde. O foco dos √≥rg√£os de servi√ßos ser√° a desobstru√ß√£o das ruas, drenagem e abastecimento de √°gua.

‚ÄúVamos atuar de forma integrada e com atitude para enfrentar a crise clim√°tica. Determinei aos √≥rg√£os municipais que estejam atentos para garantir atendimento de emerg√™ncia e o acolhimento dos moradores de rua, desabrigados e quem mais for necess√°rio‚ÄĚ - Prefeito Sebasti√£o Melo.¬†

O ginásio do Demhab já está aberto na rua Conde D'Eu, 66, bairro Santana, e preparado para receber 50 pessoas inicialmente. O espaço conta com equipe de acolhimento da Fasc, cama, banheiros e alimentação à disposição.

A Defesa Civil est√° liderando o atendimento de ocorr√™ncias para apoiar fam√≠lias e equipamentos p√ļblicos, como unidades de sa√ļde e escolas. Em caso de emerg√™ncia, os moradores devem ligar para 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).

Desde janeiro de 2022 o Dmae iniciou as a√ß√Ķes de dragagem de arroios, bacias e valas de Porto Alegre. Cerca de 80% do Arroio Dil√ļvio j√° foi dragado, o que tem auxiliando muito no escoamento das √°guas da chuva.¬†

O Dmae tamb√©m realizou mutir√£o de desobstru√ß√£o de redes, galerias e valas que escoam √°gua para o Gua√≠ba no entorno do Hospital M√£e de Deus, n√£o tendo registro de alagamentos na √°rea. Outras a√ß√Ķes incluem limpeza de bocas de lobo, reconstru√ß√£o e hidrojateamento de redes obstru√≠das.

Atualização 10h

Atendimento às famílias

Al√©m do acolhimento no Gin√°sio do Demhab, a prefeitura atende fam√≠lias em situa√ß√£o de vulnerabilidade em outras regi√Ķes. Outras 30 fam√≠lias do T√ļnel Verde, na Ponta Grossa, ir√£o para o Gin√°sio da Arco - Clube dos Correios, na Estrada Retiro da Ponta Grossa.

Serviços Urbanos

O¬†sistema 156 registrou mais de 160 pedidos de recolhimento de galhos ou √°rvores ca√≠das at√© as 10h. As equipes de manejo arb√≥reo est√£o priorizando as ocorr√™ncias em que h√° bloqueio no tr√Ęnsito.

Tr√Ęnsito

A Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC) liberou 27 bloqueios nas vias p√ļblicas, de um total de 89 ocorr√™ncias ocasionadas por queda de √°rvores, postes ou ac√ļmulo de √°gua em raz√£o do temporal que atingiu a Capital. Seguem em atendimento 62 ocorr√™ncias. ¬†A Zona Sul √© a regi√£o mais atingida.

Em relação aos semáforos, a EPTC registrou 68 conjuntos semafóricos fora de operação. Destes 36 estão em atendimento, 25 aguardando a CEEE Equatorial e 7 pendentes de vistoria do problema para voltarem a operar. 

Educação

Conforme a Smed, 22 escolas da rede mantiveram atendimento normal. 

Sa√ļde

A Secretaria Municipal de Sa√ļde informa que diversas unidades de sa√ļde est√£o com dificuldades em manter o pleno atendimento aos usu√°rios. Confira:

Atendimento normal - Modelo, Santa Tereza, Cruzeiro do Sul, Santa Marta, Graciliano Ramos, Divisa, São Gabriel e Aparício Borges, além da Farmácia Distrital Modelo e Farmácia Distrital Santa Marta.

Fechadas - Morro dos Sargentos, Lami, Paulo Viaro, Laranjeiras, Esperan√ßa Cordeiro, Vila Elizabeth, Ilha da Pintada, Ipanema e Farrapos, totalizando nove unidades de sa√ļde. N√£o h√° previs√£o de retorno √†s atividades normais nesta sexta-feira.¬†

Urgência e emergência

UPA Moacyr Scliar (Zona Norte) ‚Äď Registra queda da cerca externa, sem interfer√™ncia no fluxo de atendimentos. A equipe de manuten√ß√£o do Grupo Hospitalar Concei√ß√£o foi acionada e est√° trabalhando no local.

Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul ‚Äď Nesta manh√£, opera provisoriamente com aux√≠lio de um gerador. A equipe do Servi√ßo de Atendimento M√≥vel de Urg√™ncia (Samu) que atua no local tamb√©m est√° com atendimento restrito temporariamente.

Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) - O atendimento segue normal.

Pronto Atendimento Bom Jesus e o Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro - Atendimento normal, bem como o Hospital de Pronto Socorro (HPS), que funciona com gerador de energia desde 1h30. O gerador tem energia para dois dias.

Defesa Civil 

- Bairro Glória: queda de muro entre lindeiros, com residências próximas desocupadas preventivamente;
- Bairro Passo D’Areia: Queda de árvore sobre residência, sem vítimas.
- Bairro Bom Jesus: entrega de 1kit lona.
- Bairro Santana: √Āgua fluvial invadiu a casa.
- Vila Coqueiros: Residência de dois pisos, alvenaria com rachaduras e vigas desalinhados. Ninguém em casa, local foi isolado com fitas.
- Bairro Três Figueiras: Desbarrancamento em uma obra com desmoronamento de piscinas.
- Bairro Cascata: Apoio aos Bombeiros no atendimento de desabamento com v√≠tima ferida com escoria√ß√Ķes, sendo atendida pelo SAMU. N√£o confirmou soterramento.
- Arroio Rinc√£o transbordou pr√≥ximo ao n√ļmero 4440 da Costa Gama.

√Āgua

O Departamento Municipal de √Āgua e Esgotos (Dmae) informa que 49 esta√ß√Ķes de tratamento e bombeamento de √°gua tratada est√£o com impacto no funcionamento neste momento, o que ocasiona falta de abastecimento em 80 bairros: Aberta dos Morros, Agronomia, Anchieta, Auxiliadora, Bel√©m Novo, Bel√©m Velho, Boa Vista, Boa Vista do Sul, Bom Fim, Bom Jesus, Camaqu√£, Campo Novo, Cascata, Cavalhada, Centro Hist√≥rico, Ch√°cara das Pedras, Chap√©u do Sol, Cidade Baixa, Coronel Apar√≠cio Borges, Costa e Silva, Cristal, Cristo Redentor, Esp√≠rito Santo, Extrema, Farrapos, Floresta, Gl√≥ria, Guaruj√°, Higien√≥polis, H√≠pica, Humait√°, Independ√™ncia, Ipanema, Jardim Bot√Ęnico, Jardim Carvalho, Jardim Europa, Jardim do Salso, Jardim It√ļ, Jardim Leopoldina, Jardim Lind√≥ia, Jardim Sabar√°, Jardim S√£o Pedro, Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, M√°rio Quintana, Medianeira, Menino Deus, Mont‚ÄôSerrat, Morro Santana, Navegantes, Partenon, Parque Santa F√©, Passo D‚ÄôAreia, Pedra Redonda, Petr√≥polis, Pitinga, Ponta Grossa, Prot√°sio Alves, Restinga, Rio Branco, Rubem Berta, Santa Cec√≠lia, Santa Maria Goretti, Santa Rosa de Lima, Santana, Santo Ant√īnio, S√£o Caetano, S√£o Geraldo, S√£o Jo√£o, S√£o Sebasti√£o, Sarandi, Serraria, Tr√™s Figueiras, Tristeza, Vila Assun√ß√£o, Vila Ipiranga, Vila Jardim, Vila Nova, Vila S√£o Jos√©.

Leia mais:

Equipes da prefeitura trabalham para minimizar danos do temporal

Gonçalo Valduga

Lissandra Mendonça