Melo determina reforço das ações de apoio à população atingida pelas enchentes

20/11/2023 18:10

No fim da tarde desta segunda-feira, 20, o nível do Guaíba na régua do Cais Mauá alcançou 3,26 metros, o maior registro em 82 anos, superando os 3,18 metros em setembro passado. As equipes da prefeitura continuam auxiliando especialmente os habitantes da região das Ilhas, os mais afetados pela subida da água.

O prefeito Sebastião Melo determinou o reforço nas ações de apoio. Então elas, estão o encaminhamento dos moradores para o ginásio do Dehmab e casas de familiares, recolhimento de animais para abrigos conveniados, entrega emergencial de alimentos e definição dos pontos de referência para as demandas de cada ilha. As comportas do sistema de proteção contra as cheias foram fechadas pela manhã.

“Porto Alegre vive momentos difíceis. Especialmente nas Ilhas, estamos abrigando famílias, animais, entregando alimentos e fazendo o possível para acolher os atingidos. O governo e as secretarias de ponta não sairão de lá enquanto houver situação de emergência” – Prefeito Sebastião Melo.

O prefeito reforça o pedido para que as pessoas aceitem o acolhimento oferecido pelos servidores da Defesa Civil e demais órgãos que realizam buscas nas áreas alagadas, uma vez que a perspectiva é de que a água continue subindo nas próximas horas.

Dois caminhões do Exército auxiliam as equipes na busca por moradores. Um dos veículos seguiu para a Ilha Mauá, com o objetivo de resgatar famílias para levá-las para casa de familiares ou o abrigo emergencial no Demhab. Um ônibus da Carris irá ajudar na retirada das pessoas.

Caminhões-pipa do Dmae estão abastecendo a população local. Na Ilha do Pavão, foram instalados dois banheiros químicos, entregues diversos suprimentos como produtos higiênicos e de limpeza, além de colchões e água. O abrigo do Demhab recebe também assistência também de servidores da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Nível do Guaíba - Cais Mauá (17h)
Atual - 3,26m
Cota de Alerta - 2,5m
Cota de Inundação - 3,00m

Maiores cheias do Lago Guaíba - Cais Mauá
1873 – 3,50
1914 – 2,60
1928 – 3,20
1936 – 3,22
1941 - 4,75
1967 - 3,13
1984 – 2,60
2015 – 2,94
2016 – 2,65
2023 (setembro) - 3,18
2023 (20 de novembro) - 3,26 (às 17h)

Animais – Foram retirados 80 cães na região das ilhas. Os animais são levados para a Unidade de Saúde Animal Victoria (USAV), na Lomba do Pinheiro. Uma equipe de veterinários do Gabinete da Causa Animal (GCA) fez os resgates, com ajuda da Defesa Civil e um caminhão do Exército. O GCA irá contratar abrigos particulares em caráter emergencial, assim como ocorreu no último mês de setembro, uma vez que a USAV não comporta atendimento adequado a todos os cães resgatados.

Dmae - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) fechou as sete comportas que estavam abertas do Cais Mauá - outros sete portões estão permanentemente fechados. A Estação de Tratamento de Água (Eta) Ilhas foi desligada por conta do alagamento. A Estação de Bombeamento de Casas Pluviais (Ebap) 5, localizada na avenida Voluntários da Pátria, está inoperante por conta da elevação do nível do Guaíba.

Defesa Civil - A Defesa Civil de Porto Alegre atendeu a 28 chamados no bairro Arquipélago. No total, 107 pessoas, sendo 75 adultos e 32 crianças, foram realocadas de suas residências.

Fasc - O abrigo montado pela prefeitura no Ginásio do Demhab acolhia 48 pessoas até as 18h desta segunda-feira.

Saúde - As Unidades de Saúde localizadas no bairro Arquipélago estão fechadas. Os profissionais seguem mobilizados na assistência aos abrigados no Ginásio do Demhab.

Educação - Duas escolas localizadas no bairro Arquipélago interromperam as aulas nesta segunda-feira: EMEI Ilha da Pintada e ECEI Anjo das Flores.

Monitoramento - A sala de situação do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) acompanha a evolução das demandas relacionadas ao clima em Porto Alegre. Nesta segunda-feira, dois protocolos de ações integradas foram atendidos pelo órgão. Atualizações em tempo real podem ser obtidas no X do Ceic-POA (https://x.com/CEIC_POA).

Mobilidade - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) alerta para que motoristas e pedestres não utilizem a rua Voluntários da Pátria em toda a sua extensão, desde a Rodoviária até a Arena do Grêmio. Em razão do alto volume de água proveniente das chuvas, houve um deslocamento das tampas de bueiros e alagamento da via. Como alternativa, os motoristas devem utilizar as avenidas Farrapos, Castello Branco e Terceira Perimetral.

Semáforos com falta de energia:
Rua Visconde de Macaé X rua Adão Baino
Avenida Niterói X avenida Oscar Pereira X rua Dom João VI
Avenida Ipiranga X rua 18 de Setembro
Avenida Fernando Ferrari X avenida dos Estados

Semáforos em amarelo piscante:
Avenida Protásio Alves, próximo à Estação Bom Jesus

Semáforo com falha na operação:
Rua Quintino Bocaiúva X rua Casemiro de Abreu
Rua Mostardeiro X rua Miguel Tostes
Avenida Carlos Barbosa X rua Niterói

Doações – O Gabinete da Primeira-Dama solicita como donativos prioritários material de higiene e de limpeza, alimentos não perecíveis e água, das 9h às 17h, de terça-feira, 21, a sexta-feira, 24.

Local:
- Centro Administração Municipal (Rua Gen. João Manoel, 157)

Programa de Auxílio Emergencial - Criado pela Prefeitura de Porto Alegre em razão das enchentes que atingiram a Capital em setembro deste ano, o programa concede auxílio de R$ 3 mil para compra de móveis/eletrodomésticos ou ajuda a pequenos negócios – já foram entregues 240 cartões. Outros 411 cartões devem ser disponibilizados nos próximos dias. A Estadia Solidária prevê o pagamento de R$ 700,00 por três meses. Já foram concedidos 80 benefícios (uma parcela) e 45 (duas parcelas).  

 

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes