Melo e empresários visitam comunidades vulneráveis do bairro Mario Quintana

20/05/2022 15:00
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo e vice Ricardo Gomes conversaram com moradores

A primeira edição da Caravana Mais Comunidade foi realizada na manhã desta sexta-feira, 20. Acompanhados de um grupo de empresários, representantes de entidades e universidades, o prefeito Sebastião Melo e o vice-prefeito Ricardo Gomes visitaram comunidades vulneráveis da Região Nordeste de Porto Alegre. O grupo fez o roteiro de micro-ônibus com o objetivo de ampliar parcerias sociais e ouvir os moradores.

A programação iniciou às 9h, com primeira parada na comunidade do Recanto Sabiá, no bairro Mario Quintana. Na região foram observadas demandas de saneamento, esgoto, transporte e qualificação profissional, entre outras necessidades urgentes da população. O empresário Claudio Zaffari, que acompanhou a visita, anunciou que o Grupo Zaffari será parceiro da prefeitura para estudar a viabilidade de criar uma área de lazer no local. 

A caravana seguiu até a comunidade João Goulart, onde vivem mais de 50 famílias. No local, Melo afirmou que a prefeitura fará uma limpeza no arroio que cerca a região, mas pediu apoio da comunidade para garantir a preservação. Conforme o prefeito, a proposta é levar mensalmente um conjunto de lideranças com potencial de investimento na cidade para conhecerem as realidades de bairros descentralizados, a fim de pensar em soluções. 

“A nossa ideia a partir de hoje é construir um comitê social com estas parcerias. Os projetos da nossa cidade precisam ter continuidade. Sempre digo que a Orla do Guaíba é maravilhosa, mas temos que ter orlas também nestas regiões. Os cidadãos precisam morar com dignidade e estamos olhando para essas realidades com o compromisso de buscar soluções” - Prefeito Sebastião Melo.

“Esse momento é muito importante para a gente se colocar no lugar dos moradores da nossa cidade e também dos nossos colaboradores. O trabalho é a solução para muitos problemas sociais. Vamos ouvir as lideranças para sermos assertivos nas construções de cursos de capacitação e outras parcerias adequadas às demandas”, disse o empresário Sandro Zanette, vice-presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha).

Durante a visita, Melo também determinou ações específicas para combater a dengue naqueles espaços, que têm diversos pontos de acúmulo de água. A Capital já registrou mais de dois mil casos da doença somente neste ano. 

Participaram da Caravana Mais Comunidade representantes das entidades Associação dos Transportadores dos Passageiros (ATP), Federação e Centro das Indústrias do Estado (Fiergs), Sindicato do Comércio Atacadista (Sindiatacadista), Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha), Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos). Também estiveram presentes vereadores, secretários e parceiros, além de empresários. A ação é organizada pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política.

 

Gonçalo Valduga e Manuela Kuhn

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes