Melo e secretários dialogam com moradores sobre melhorias no Loteamento Irmãos Maristas

13/02/2021 15:06
Alex Rocha / PMPA
EXECUTIVO
Visita deu início ao projeto Prefeitura no Bairro, levando prefeito e secretários ao encontro das comunidades

Uma comitiva liderada pelo prefeito Sebastião esteve, neste sábado, 13, no Loteamento Irmãos Maristas, no bairro Mario Quintana, ouvindo as demandas dos moradores. A visita marcou o início do projeto Prefeitura no Bairro, lançado para debater e solucionar problemas de forma rápida, por meio do diálogo e da construção de forças. Os encontros com as comunidades serão semanais, quinzenais ou mensais, conforme os ajustes de agenda. (fotos)

Por mais de duas horas, o prefeito Sebastião Melo percorreu as vias do loteamento e conversou com a população. Ao seu lado, estavam o vice-prefeito Ricardo Gomes, mais seis secretários, um adjunto e o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Quando for finalizado o processo de ocupação das habitações no local, o loteamento terá 1.298 famílias. Hoje, 798 delas já moram no Maristas. A maioria dos beneficiários foi realocada da Vila Nazaré, na Zona Norte. A transferência dessas famílias é necessária para o prosseguimento das obras de ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Diferentes demandas foram encaminhadas pelos moradores, como melhorias na rede de esgoto, retomada das obras de uma creche, viabilidade de um posto de saúde, sinalização de vias, alvará para comércio, conexão com transporte público e construção de um centro de reciclagem de lixo para auxiliar na geração de renda dos moradores.

“A prefeitura está do lado da comunidade. Estamos aqui para ajudar e, com criatividade, vamos encontrar alternativas para ajudar no aumento da renda das pessoas. Além do microcrédito, parcerias serão firmadas para auxiliar os moradores”, afirmou o prefeito.

Encarregado de coordenar os trabalhos de remoção das famílias, o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, reforçou que as equipes da administração municipal estão atuando permanentemente para trazer maior conforto e dignidade aos habitantes do Loteamento Irmãos Maristas. “O prefeito Sebastião Melo nos convida cotidianamente a termos este olhar para todos. Estamos trabalhando em conjunto com os moradores para transformar as casas deles em um lugar agradável e seguro”, reforçou.

Transporte - Durante o encontro, foi confirmado para o próximo dia 22 o início das operações da linha de ônibus A62 – Alimentadora Wenceslau Fontoura, o “Lalau”, dentro do loteamento. A linha faz a ligação da região com os ônibus que partem para o centro da cidade, na avenida Adelino Ferreira Jardim.

“A prefeitura está dando uma atenção que nunca havíamos recebido. Esta foi uma boa oportunidade para encaminharmos as nossas demandas para o prefeito”, disse a moradora e presidente do Clube de Mães Maristas, Elisângela Fernandes.

O Loteamento Irmãos Maristas recebeu os primeiros moradores em janeiro de 2020, quando foi realizada a fase inicial de encaminhamento das famílias para o local. A segunda etapa ocorreu em maio do mesmo ano. Ainda como parte da terceira fase, outras quadras, com apartamentos, deverão ser entregues nas próximas semanas. Cada uma das 98 casas que estão ocupadas pelas famílias possui 37,35 m², dois quartos, banheiro, sala e cozinha. Os 1.200 apartamentos, também de dois quartos, têm 40,7 m². A construção do loteamento é feita pela empresa Direcional.

Também acompanharam a vistoria os secretários da Saúde, Mauro Sparta; Segurança Pública, Mario Ikeda; Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm; Educação, Janaina Audino; Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo; Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia; o adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres; e o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

 

Lucas Rivas

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes