Melo entrega imagens da Igreja das Dores para benção do Papa Francisco

25/05/2023 14:26
Mateus Raugust / PMPA
Executivo
Mais de 50 prefeitos da América Latina e Europa participam dos encontros

O prefeito Sebastião Melo entregou, nesta quinta-feira, 25, duas imagens da Igreja Nossa Senhora das Dores, a mais antiga de Porto Alegre e elevada à Basílica Menor no ano passado, para serem abençoadas pelo Papa Francisco, no Vaticano. Melo também o presenteou com a tradicional cuia e bomba de chimarrão dos gaúchos. O encontro com o Santo Padre concluiu o primeiro Congresso Internacional de Cidades-Eco Educativas, em Roma, na Itália.

No final da cerimônia em homenagem aos dez anos da Escola do Vaticano, o papa respondeu perguntas sobre educação e sustentabilidade e, no final, recebeu os cumprimentos dos prefeitos. "Foi uma sessão longa e com muita riqueza em que reforçamos a mensagem de que a vida só tem sentido se ela for comunitária, se cuidarmos do outro e olharmos para os que mais precisam", descreve o prefeito. Para Melo, o papa é uma liderança mundial reconhecida por defender o bem comum e a união entre os povos. 

Desde terça-feira, 23, 50 prefeitos da América Latina e da Europa têm participado de workshops e espaços de formação com ênfase em temas como governança, educação, sustentabilidade, ecologia e paz. Os gestores trocaram experiências em debates e apresentaram de forma conjunta as iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas nas cidades.

Melo viajou no sábado, 20, e retorna a Porto Alegre no domingo, 28. Neste período, assumiu como prefeito em exercício o presidente da Câmara Municipal, vereador Hamilton Sossmeier. O vice-prefeito Ricardo Gomes está de férias até 31 de maio.

 

 

Gonçalo Valduga

Lissandra Mendonça