Melo nomeia segundo Prefeito de Praça da Capital

06/07/2021 11:25
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Entrega ocorreu durante solenidade na Praça da República, na Vila Ipiranga, local em que Lazuta exercerá o cargo voluntário

O prefeito Sebastião Melo entregou nesta terça-feira, 6, o crachá e o certificado para o segundo Prefeito da Praça de Porto Alegre, o aposentado Paulo Carlos Lazuta. A entrega ocorreu durante solenidade na Praça da República, localizada na Vila Ipiranga, local em que Lazuta exercerá o cargo voluntário.

“Estas parcerias são fundamentais para ajudar a melhorar a vida das nossas comunidades. Além dos cuidados e embelezamento, a praça também receberá os moradores da região para usufruírem do local. Este espaço já conta com ações esportivas do São José e terá ainda mais. Apoiar o prefeito de Praça é apoiar a comunidade toda. Que este gesto incentive outros moradores†- Prefeito Sebastião Melo.

Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Praça possui uma cancha de bocha, academia ao ar livre e campo de futebol utilizado pelo Esporte Clube São José

Lazuta teve ainda seu nome publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) e ficará responsável pelos cuidados com a Praça da República, localizada na Vila Ipiranga. “As parcerias entre poder público a iniciativa privada e sociedade hoje são o melhor caminho para que possamos oferecer serviços públicos de qualidade à população. Essa possibilidade faz com que as cidades se tornem mais eficientes, inteligentes, bem cuidadas, mais bonitas e mais agradáveis de se viverâ€, salienta o secretário adjunto de Parcerias, Jorge Murgas.

O segundo Prefeito da Praça tem uma história de cuidado com o espaço já há alguns anos. Desde 2014, Lazuta não mede esforços para fazer melhorias no espaço público que fica em frente à sua casa na rua Bartolomeu Dias. “Aos poucos, com ajuda de parlamentares e fazendo contato com a prefeitura, busquei alternativas para melhorar esse espaço que é muito útil para a comunidadeâ€, comenta. A Praça da República possui uma cancha de bocha, academia ao ar livre e espaço para as crianças brincarem. Além disso, o campo na parte central da praça é utilizado pelo Esporte Clube São José para os treinos da escolinha.

Funções de prefeito - O cargo prevê que o voluntário possa cuidar dos equipamentos públicos contidos na praça, acompanhar os serviços de manutenção feitos por parceiros, comunicando à prefeitura quando o serviço não for prestado adequadamente, além de informar problemas com iluminação pública e pichações, buscar parceiros que possam contribuir com a conservação e designar secretários para a função não remunerada que auxiliem no cumprimento das atribuições.

O decreto que institui a função de Prefeito da Praça foi assinado no dia 17 de junho e faz parte do projeto Seja Parceiro de Porto Alegre, coordenado pela Secretaria Municipal de Parcerias. O projeto estimula empresas, pessoas físicas e associações de moradores a adotarem espaços públicos e fazerem doações de projetos, serviços ou materiais para a cidade. A primeira Prefeita de Praça nomeada foi a moradora Rose Machado para a Praça Ãlvaro Coelho Borges, no bairro Menino Deus.

Contato com a prefeitura - Os prefeitos nomeados terão à disposição um grupo de Whatsapp com a equipe do 156 para agilizar a comunicação e os atendimentos, além de ter disponível o e-mail prefeitodapraca@portoalegre.rs.gov.br para a formalização das necessidades. Também serão realizadas pela equipe da prefeitura treinamentos contínuos para os prefeitos das praças sobre a Central do Cidadão, ferramenta de demanda de serviços da administração pública.

  

 

Aline Rimolo

Andrea Brasil