Melo nomeia três prefeitos da praça e assina Pacto de Governança com comunidades

31/07/2021 12:03
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Partenon, Lomba do Pinheiro e Petrópolis contam com seus representantes no cuidado com os espaços públicos

O prefeito Sebastião Melo nomeou, neste sábado, 31, três prefeitos da praça nas regiões do Partenon, Lomba do Pinheiro e Petrópolis. Com a nomeação, Porto Alegre chega a cinco praças com cidadãos exercendo a função voluntária, que tem como objetivo auxiliar o poder público nos cuidados com a cidade. Nos locais, além da entrega do crachá e do certificado de Prefeito da Praça, foi assinado o Pacto de Governança entre a prefeitura e as comunidades.

“Uma cidade só se desenvolve quando governo e comunidade trabalham juntos. A prefeitura sozinha não tem perna para cuidar de tudo. Os moradores precisam fazer sua parte. Fico muito feliz em nomear neste sábado três prefeitos de praça, que irão justamente fazer isso: cuidar dos espaços públicos" - Prefeito Sebastião Melo.

No Partenon, o morador Marco Antônio Peruzzo ficará encarregado de auxiliar a prefeitura nos cuidados com a Praça Clio Fiori Druck. Peruzzo é morador da região há 37 anos e mobiliza os moradores para uma conscientização coletiva em relação a melhor conservação do equipamento público. “Fico feliz de ter recebido o diploma, mas todo mundo sabe que sozinho não consigo fazer nada, conto com a ajuda dos meus vizinhos", diz o morador.

O segundo prefeito nomeado por Melo foi o funcionário do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Darci da Silva Antunes, na Praça da Lomba do Pinheiro, que fica ao lado da Unidade de Saúde Mapa. Antunes é reconhecido por manter a praça sempre limpa e buscar soluções para que os equipamentos existentes possam ser utilizados pelos moradores do entorno. “Essa praça é um lugar muito especial para nossa comunidade. É muito bom ver que está tudo limpo e bem cuidado. Vamos nos unir pra manter sempre assim. É muito bom ver as crianças brincando e as pessoas conversando aqui", destaca Antunes. 

A última nomeada neste sábado foi a moradora do bairro Petrópolis, Camila Malabarba Vidal, que ficará responsável pela Praça Largo Doutor Adair Figueiredo. No local, a entrega do crachá e do certificado foi feita durante a multifeira que já ocorre aos sábados no local. Camila, além de Prefeita da Praça, tem processo em andamento para a adoção do espaço que é considerado para ela e pelo marido o quintal de casa. "Estou muita honrada desse convite. Moro aqui há 30 anos e tenho muito carinho por esta praça", afirma Camila. 

A secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, salientou a importância de exemplos como desses três novos prefeitos para a construção de uma Porto Alegre melhor. "Estamos fazendo a seleção de Prefeito da Praça com bastante critério e queremos que esses exemplos se multipliquem. O Prefeito da Praça tem uma prioridade máxima dentro da prefeitura com um canal específico e direto para o atendimento das suas demandas. Esse esforço social desenvolvido nas comunidades merece a máxima atenção do poder público e procuramos atendê-los com a maior agilidade", diz Ana.

Sobre o Pacto: Os pactos de Governança são celebrados entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), em conjunto com a Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), Secretaria Municipal de Administração (SMAP); associações locais; o prefeito da praça e a comunidade. 

De acordo com o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, os pactos visam estabelecer ações de corresponsabilidade e compromisso social, cultural, ambiental e econômico. "É governo e comunidade atuando em conjunto pelo bem comum", destaca Trogildo.

Contato com a prefeitura - Os prefeitos nomeados terão à disposição um grupo de Whatsapp com a equipe do 156 para agilizar a comunicação e os atendimentos, além de ter disponível o e-mail prefeitodapraca@portoalegre.rs.gov.br para a formalização das necessidades. Também serão realizadas pela equipe da prefeitura treinamentos contínuos para os prefeitos das praças sobre a Central do Cidadão, ferramenta de demanda de serviços da administração pública.

 

Aline Rimolo e Bruno Bertuzzi

Lissandra Mendonça