Melo quer ampliação do legado social no South Summit 2023
O prefeito Sebastião Melo defendeu, nesta quarta-feira, 23, mais ações de transformação social do South Summit para a edição 2023. Segundo ele, a parceria com o governo do Estado, universidades e iniciativa privada foi um sucesso e pode ser estendida às regiões descentralizadas da Capital.
“Inovação só tem sentido se fizer transformação social. Precisamos levar este evento extraordinário a quem não tem dinheiro para adquirir um ingresso a fim de que também possa curtir a cidade do South Summit” - Prefeito Sebastião Melo.
O lançamento da segunda edição do maior evento de inovação do mundo aconteceu nesta quarta-feira em um ambiente com projeções e experiência imersiva no Multiverso Experience, no Cais Embarcadero. Participaram também o vice-prefeito Ricardo Gomes, o governador Ranolfo Vieira Júnior, a presidente do South Summit, María Benjumea, e o CEO da 4All, José Renato Hopf. O Cais Mauá receberá o South Summit dias 29, 30 e 31 de março.
Melo lembrou ainda que Porto Alegre resgatou sua autoestima ao se reaproximar do rio Guaíba, apresentar as potencialidades e promover a interação entre talentos da inovação e o capital. "Estamos somando esforços mais uma vez com os parceiros para consolidar a cidade como um lugar para investir, produzir, fazer negócios, captar novos empreendedores e visitar”, completa.
Por vídeo, a espanhola Maria Benjumea lembrou do empenho coletivo dos governos municipal e estadual, junto com as universidades e a iniciativa privada, para realizar a primeira edição. “O futuro passa por empreender e para isso precisamos trabalhar juntos para fazer a segunda edição do South Summit Brasil”, finaliza.
Novidades - Foi apresentada a planta do evento composta por oito palcos, dois a mais do que na edição passada, resultando em mais de 22 mil metros quadrados que receberão o ecossistema de empreendedorismo e inovação e cerca de 500 speakers. Entre eles, estão Gabriela Chaves Schwery Comazzetto, head do Global Business Solutions Latam & Brazil – TikTok; Pedro Janot, responsável por expandir a atuação da Richards, trazer a Zara ao Brasil e lançar a Azul; e João Kepler, CEO da Bossanova Investimentos.
Entre as atrações conhecidas, está mais uma edição da Competição de Startups, um dos destaques do South Summit. Serão aceitos projetos de todo o mundo, de qualquer setor e em qualquer estágio de desenvolvimento. A competição é oportunidade de gerar visibilidade às startups e de empreendedores apresentarem projetos para mais de 700 pessoas e fundos nacionais e internacionais presentes no evento.
Números da primeira edição - Nos três dias de South Summit Brasil este ano, mais de 20 mil pessoas de 50 países circularam pelos galpões do Cais Mauá (30% delas de fora do Rio Grande do Sul). Também participaram mil startups de 76 países e foram US$ 65 bilhões de fundos internacionais em negociação.
Cristiano Vieira