Melo recebe rodoviários e debate projetos para transporte público da Capital

12/08/2021 12:04
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito ouviu representantes da categoria na manhã desta quinta-feira

O prefeito Sebastião Melo recebeu na manhã desta quinta-feira, 12, a direção do Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre e vereadores para debater os projetos voltados para o serviço de transporte público da Capital. O grupo promovia uma manifestação em frente à prefeitura e foi chamado para uma reunião pelo próprio prefeito. No encontro, Melo reiterou a disposição de diálogo da administração municipal, mas reforçou que o atual sistema de transporte faliu em Porto Alegre.

“Hoje, os dois maiores desafios dos gestores envolvem o enfrentamento à pandemia e o transporte público. O atual sistema faliu. Mesmo sem dinheiro em caixa, a prefeitura aportou recursos para não parar as linhas de ônibus, mas não há mais condições de manter este modelo. Não irei mais colocar dinheiro na Carris enquanto a população passa fome” - Prefeito Sebastião Melo.

Durante a reunião, Melo detalhou ponto a ponto os dois projetos que envolvem o transporte coletivo da Capital, a desestatização da Carris e a retirada escalonada dos cobradores de ônibus. A crise do atual sistema de transporte tem impacto concreto sobre a operação da companhia de ônibus. Antes da pandemia, a Carris já possuía custos superiores aos suportados pela tarifa. Em 2019, os cofres da prefeitura aportaram R$ 16,6 milhões. No ano passado, o repasse foi de R$ 66 milhões.

Também participaram o secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Zachia, o diretor-presidente da Carris, Maurício Gomes da Cunha, além dos vereadores Matheus Gomes e Roberto Robaina. Na noite desta quinta-feira, o prefeito participa de audiência pública realizada pela Câmara Municipal para debater a desestatização da Carris. O encontro virtual está marcado para as 19h. 

Saiba mais -  Em 15 de junho, a prefeitura autorizou a desestatização, por meio de privatização ou extinção, da Companhia Carris Porto-Alegrense (Carris). O texto do PLE 013/2021 autoriza o Município a alienar ou transferir, total ou parcialmente, a sociedade, os seus ativos, a participação societária, direta ou indireta, inclusive o controle acionário, transformar, fundir, cindir, incorporar, liquidar, dissolver, extinguir ou desativar, parcial ou totalmente a Carris.

Em 7 de julho, a prefeitura protocolou o PLE 016/21 para extinção gradativa da função de cobrador de ônibus, iniciando pela permissão de viagens sem cobrador, diariamente, entre 22h e 4h. Para oportunizar a inserção dos profissionais em outros mercados, o projeto define a oferta de cursos de qualificação para todos os cobradores e avaliação, pelas empresas, do aproveitamento em outras funções, inclusive como motorista e mecânico. Será uma mudança gradativa ao longo de quatro anos (até 1º de janeiro de 2026), com a não reposição de vaga para cobrador pelas empresas nos casos de rescisão do contrato por iniciativa do trabalhador, despedida por justa causa, aposentadoria, falecimento e interrupção ou suspensão do contrato de trabalho.

  

 

Lucas Rivas

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes