Melo reforça visão metropolitana e continuidade de projetos em painel da Semana Caldeira
O prefeito Sebastião Melo participou, nesta quarta-feira, 1º, do painel De Medellín a Porto Alegre: Pessoas no centro da transformação urbana, que integra a programação da Semana Caldeira. O debate foi mediado pelo criador do Coletivo POA Inquieta, Cézar Paz, e contou com a participação do diretor da Corporación Oficina de Resiliencia de Medellín, Santiago Uribe, e da diretora do Instituto Cidades Responsivas, Luciana Fonseca.
“Precisamos pensar na concepção dos espaços e em quantas cidades existem dentro de uma mesma, como é o caso de Porto Alegre. Trabalhamos, principalmente, em três frentes para qualificar os serviços da cidade: a segurança pública, composta por um conjunto de ações; a mobilidade urbana, pois os bairros precisam estar conectados; e o planejamento urbano. Apostamos em políticas públicas e na continuidade dos projetos, independentemente da gestão” - Prefeito Sebastião Melo.
O prefeito também reforçou a necessidade de uma visão metropolitana em temas como saúde e educação, destacando a participação da comunidade no desenvolvimento das transformações urbanas. Uribe e Luciana enfatizaram a importância de cidades mais integradas.
Na segunda-feira, 29, Melo esteve presente no Almoço Metropolitano, promovido pelo Consórcio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), ocasião em que conheceu o Porto Digital, parque tecnológico criado em Recife para fortalecer o ecossistema de inovação. A Semana Caldeira reúne cerca de 530 empresas residentes em Porto Alegre, conectando setor público, iniciativa privada e universidades.
Prefeitura – Além da programação desta quarta-feira, a prefeitura marca presença nos seguintes painéis:
Quinta-feira, 2: O poder transformador dos BIDs: Business Improvement Districts como modelo bem-sucedido de desenvolvimento urbano, com a participação do secretário de Inovação, Luiz Carlos Pinto, e do diretor-geral do Escritório do 4º Distrito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Figueiró. O secretário municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Germano Bremm, participa do painel Distritos de Inovação como Território-Modelo de Cidade Inteligente.
Sexta-feira, 3: o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, integra o painel Oportunidades de desenvolvimento social e econômico do RS no pós-enchente.
Lissandra Mendonça
