Melo retorna a Porto Alegre após captação de recursos em Brasília

24/02/2021 19:46
Divulgação / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito tratou de apoios para saúde e mobilidade urbana, entre outras questões

Ao concluir uma série de agendas em Brasília para atrair recursos e vacinas para o combate ao coronavírus, o prefeito Sebastião Melo participou, na tarde desta quarta-feira, 24, da cerimônia de posse de Onyx Lorenzoni no cargo de ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, no Palácio do Planalto. “Neste momento de crise, estamos buscando todas as formas para ampliar o atendimento de saúde. Estamos retornando para Porto Alegre com a sinalização de que o Ministério da Saúde ajudará no custeio”, afirmou Melo.

Nessa terça-feira, 23, durante audiência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, Melo recebeu a garantia de que o governo federal irá auxiliar o Município com recursos para abertura de novos leitos na rede hospitalar. Pazuello declarou que fará interlocução com o Grupo Hospitalar Conceição para assegurar o máximo possível de leitos de retaguarda. O ministro também informou que a capital gaúcha deverá receber, ainda este mês, cerca de 40 mil novas doses de vacina contra Covid-19. Com integrantes da bancada gaúcha na Câmara Federal, foi abordada a expansão do Hospital de Pronto Socorro.
 
Mobilidade - Nesta quarta-feira, Melo esteve reunido com representantes da Confederação Andina de Fomento (CAF) - Banco de Desenvolvimento da América Latina para discutir melhorias para a mobilidade urbana de Porto Alegre. Foi anunciado pelo banco o financiamento de um estudo amplo sobre a remodelagem do transporte público de Porto Alegre. Na próxima semana, representantes da prefeitura vão se reunir, por videoconferência, com técnicos da Colômbia, Uruguai e Argentina para debater alternativas à mobilidade da Capital.

Divulgação / PMPA
EXECUTIVO
Maior participação da prefeitura em decisões tomadas em Brasília também esteve na pauta

“Além de buscarmos investimentos para a cidade, vamos debater com engenheiros especializados um novo olhar para a rede de mobilidade urbana de Porto Alegre. Os bons exemplos adotados no exterior poderão trazer um novo espírito para a nossa cidade”, disse Melo. 

Na capital federal, o prefeito esteve acompanhado do secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, e do procurador-geral do Município, Roberto Rocha. Nesta quarta-feira, reuniu-se também com a secretária extraordinária de Relações Federativas e Internacionais, Ana Amélia Lemos, discutindo ações para ampliar a participação da prefeitura nas decisões tomadas em Brasília.

No Ministério do Desenvolvimento Regional, Melo defendeu a inclusão de Porto Alegre no programa Casa Verde e Amarela e falou sobre a situação dos últimos moradores do entorno do Aeroporto Salgado Filho, que serão realocados em razão das obras de extensão da pista do terminal.

Patrimônio – Com representantes do INSS, o prefeito conversou sobre o destino de 54 prédios da instituição abandonados em Porto Alegre, como o situado naTravessa Mário Cinco Paus, no Centro. "Vamos avaliar a utilização de imóveis envolvendo prefeitura e iniciativa privada, e ações de regularização fundiária", explica.

 

 

 

 

Lucas Rivas

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes