Melo reúne-se com governador em exercício para tratar de proteção contra cheias
O prefeito Sebastião Melo foi recebido na tarde desta terça-feira, 19, pelo governador em exercício Gabriel Souza, no Palácio Piratini, para tratar de parcerias para reforçar o sistema de contenção de enchentes de Porto Alegre. No encontro, Melo apresentou os equipamentos públicos afetados na catástrofe climática de maio e pediu auxílio financeiro aos projetos prioritários para fortalecer a proteção da cidade, macro e microdrenagem e água e saneamento.
“A população não quer saber se é federal, estadual ou municipal, ela quer ver resultados concretos para resolver suas necessidades. Precisamos trabalhar em conjunto para superar os desafios climáticos e avançar nas obras necessárias para recomposição do sistema” - Prefeito Sebastião Melo.
"O governador Eduardo Leite já sinalizou que é possível integrar os projetos de reconstrução de Porto Alegre ao Plano Rio Grande. Com essa definição de prioridades, vamos fazer uma reunião técnica e operacional entre as nossas equipes para adequação desses projetos e elaborar as próximas etapas com os cálculos dos custos. O primeiro passo será a contenção de cheias e obras de drenagem, e isso é fundamental para prevenir eventos futuros", explicou Gabriel Souza.
Os dados financeiros da reconstrução apontam para a necessidade de R$ 1,2 bilhão para a recuperação da cidade. Deste valor, mais de R$ 500 milhões são prioritários para restabelecer o sistema anticheia, que prevê melhorias em casas de bombas, comportas, diques e Muro da Mauá. Na próxima semana, uma nova reunião será marcada para tratar sobre a análise de projetos viáveis para receberem recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
Também estiveram na pauta questões de habitação, a integração do transporte coletivo metropolitano e a proposta de bilhetagem conjunta com Porto Alegre para o sistema. Acompanharam o encontro os secretários municipais de Obras e Infraestrutura, André Flores, de Mobilidade Urbana, Adão Castro Jr., e o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss.
Gilmar Martins