Melo visita equipamentos públicos e projeto de urbanismo social em Recife
No segundo dia de missão técnica em Recife, nesta terça-feira, 22, a comitiva liderada pelo prefeito Sebastião Melo visitou dois complexos com equipamentos voltados para ocupação dos espaços públicos e fortalecimento da cidadania. A visita teve como objetivo buscar referências para os equipamentos que serão construídos em Porto Alegre, por meio do POA Futura.
Na zona sul de Recife, o grupo conheceu o Projeto Urbano Integrado, construído no antigo terreno do Aeroclube, ao lado de um conjunto habitacional com 600 famílias de baixa renda. Essa estrutura conta com praça, unidade de saúde, espaço da primeira infância, escola, além do Centro Comunitário da Paz (Compaz) Leda Alves.
“Esse é um complexo que dá dignidade e oportunidade para as famílias de baixa renda que moram no entorno. Tira a criança da vulnerabilidade das ruas e as coloca em um ambiente seguro e com atividades para o desenvolvimento da cidadania” - Prefeito Sebastião Melo.
Depois, a visita seguiu para a Vila do Papel, que já foi um dos locais mais perigosos de Recife e está com índices em queda após a construção do Compaz Dom Helder Câmara e do ComVida, projeto de urbanismo social que transformou a parte de baixo de um viaduto em área de cultura, lazer e esporte do Recife. A área também passou por obras de infraestrutura básica para solucionar os problemas de esgoto a céu aberto.
Melo retorna a Porto Alegre na noite desta terça-feira.
Cristiano Vieira
