Mercado Público completa 157 anos e festa com bolo reúne mais de mil pessoas

03/10/2026 15:40
Pedro Piegas / PMPA
Gabinete do Prefeito
Melo destacou a história de resiliência do espaço, que enfrentou enchentes e incêndio

O Mercado Público de Porto Alegre completa 157 anos neste sábado, 3, e iniciou uma programação especial que se estenderá durante todo o mês de outubro. A celebração contou com o tradicional “Parabéns a Você”, com a participação do professor Elmer Fagundes e de alunos da Fábrica de Gaiteiros, do músico Renato Borghetti. (fotos)

Entre os destaques da festa esteve o tradicional bolo de aniversário, preparado com 30 quilos de açúcar, 20 quilos de farinha, 288 ovos, 20 quilos de doce de leite e ganache e 26 litros de chantilly. Ao todo, foram produzidas 1.157 fatias, distribuídas entre o público e os comerciantes do Mercado, em alusão aos anos de história do espaço.

“O Mercado Público é a alma da cidade, espaço de cultura, geração de renda e símbolo da nossa resiliência. Enfrentou enchentes e incêndio ao longo da história e chega aos 157 anos ainda mais forte para guiar o processo de revitalização do Centro Histórico” - Prefeito Sebastião Melo.

A programação também contou com a apresentação musical de Thiago Ribeiro & Amigos, grupo formado por Thiago Ribeiro, na voz e cavaquinho; Fernando Duarte, no repique de mão, tamborim e bongô; Franco Salvadoretti, na flauta; Marcelo Rossi, no violão; Paulo Wolff, no pandeiro, carrilhão e chocalhos; e Rogério Menezes, no tantan.

Natural de Porto Alegre, Thiago Ribeiro Lima é cantor, cavaquinista e sambista, com trabalho voltado ao samba de raiz e à Música Popular Brasileira (MPB).

No dia 1º, foi realizada uma missa em homenagem ao Mercado Público. Já no dia 2, a programação contou com uma celebração de matriz africana, que prestou homenagem ao Bará, em referência ao aniversário do Mercado.

As comemorações seguem até 31 de outubro, com atrações como Meia Maratona, feira de miniaturas e a Semana de Ofertas, programada para ocorrer de 26 a 31 de outubro.

A programação é realizada em parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Associação do Comércio do Mercado Público Central de Porto Alegre (Ascomepc).

Acesse a programação completa aqui.

 

Carla Lemos

Gilmar Martins