Meritocracia começa a ser implantada na prefeitura de Porto Alegre

25/08/2021 17:28

O prefeito Sebastião Melo assinou a ordem de serviço que institui avaliação por competências dos profissionais que ocupam postos de confiança de direção e assessoramento na Administração Direta municipal. O documento consta na edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre desta quarta-feira, 25.  A iniciativa integra o projeto prioritário da Secretaria de Administração e Patrimônio (Smap) Ações de Incentivo à Meritocracia e a Gestão por Competências dos Servidores Públicos.

O secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, ressalta que a ação é parte do mapa estratégico da gestão atual, apresentado em março deste ano. “A ideia é implantar a cultura da meritocracia, uma das metas assumidas pelo prefeito. Para mensurarmos o desempenho dos servidores, começaremos pelos ocupantes de postos de confiança de níveis 7 e 8. É o primeiro ciclo de avaliação por competências, que pretendemos estender a todo funcionalismo. Assim, poderemos descobrir talentos e também identificar as deficiências. Contaremos com a Escola de Gestão para capacitação quando houver necessidade”, explica.  

As avaliações serão lançadas em um sistema, via formulário eletrônico, desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa). Serão analisados 320 funcionários que ocupam postos de direção, coordenação e assessoramento, entre 4 e 31 de outubro. O banco de dados poderá ser utilizado para identificar tanto os destaques, quanto as dificuldades dentro do serviço público. 

A Secretaria Municipal de Administração ficará responsável por coordenar o primeiro ciclo de avaliação, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoal (DGPES), juntamente com o secretário. A Coordenação de Desenvolvimento e Avaliação Funcional, vinculada à DGPES, acompanhará o processo, além de operacionalizar a avaliação. A Escola de Gestão irá capacitar avaliadores e avaliados sempre que necessário. O Plano de Comunicação será elaborado pela Smap e pelo Gabinete de Comunicação Social.

  

 

Andrea Pinto

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes