Milhares de fiéis acompanham a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes
Milhares de fiéis ocuparam ruas de Porto Alegre na manhã desta segunda-feira, 2, durante a tradicional Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes. A celebração, que chegou à sua 151ª edição, homenageia a padroeira afetiva da Capital e teve como tema neste ano "Com Maria somos filhos amados".
A programação começou às 7h, com missa na Igreja do Rosário. Logo após, a procissão seguiu pelas ruas do Centro Histórico e pelas avenidas Júlio de Castilhos e Castelo Branco, reunindo uma multidão de devotos ao longo do trajeto de aproximadamente 4,5 quilômetros até o Santuário dos Navegantes, na Zona Norte. (fotos)
A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi conduzida no barco Esperança, carregada por remadores até o santuário. O prefeito Sebastião Melo e a primeira-dama Valéria Leopoldino participaram da caminhada, acompanhando os fiéis.
“A missa e a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes representam um dos momentos mais lindos e simbólicos da fé e da cultura de Porto Alegre, uma tradição que a primeira-dama e eu vivemos muito antes de qualquer mandato. É tempo de pedirmos proteção para a nossa Capital, para o Rio Grande e para todas as famílias, unidos pela esperança em um mundo melhor, com mais paz e harmonia nos lares, seja na cidade ou no campo” - Prefeito Sebastião Melo.
Ao longo do percurso, os fiéis mantiveram momentos de oração e manifestações de fé. Muitos fizeram pedidos e agradecimentos por graças alcançadas. Houve ainda demonstrações de devoção, como participantes caminhando descalços e carregando velas e flores.
Após a caminhada, a imagem da santa chegou à Praça dos Navegantes. Na sequência, o cardeal Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, celebrou uma missa campal.
“A procissão integra a nossa história e é patrimônio imaterial da cidade. Esta tradição religiosa emocionante celebra a fé e a esperança”, completou a secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso Duarte.
Gilmar Martins
