Missão à Espanha se encerra com agenda de educação, empreendedorismo e revitalização urbana
O último dia de compromissos da missão internacional à Espanha foi dedicado à visitação de parques tecnológicos e ao diálogo com empreendedores catalães e organizações internacionais para o desenvolvimento de governos locais. Em Barcelona, a programação se encerrou no Parque La Salle Technova, um dos mais inovadores da Europa.
Em reunião no parque tecnológico, o especialista em revitalização urbana Josep Piqué e o arquiteto e diretor da área internacional da Escola de Arquitetura da Universidade La Salle, Jaime Font Furest, apresentaram projetos de recuperação urbanística de várias cidades pelo mundo, como Barcelona, Seoul e Medellín. Os dois profissionais são responsáveis pela criação do Distrito 22@ Barcelona, que virou polo de inovação tecnológica na Europa e referência mundial.
Voltados à busca de soluções para revitalização de áreas degradadas como o Centro Histórico e o 4º Distrito, os gestores municipais conheceram alternativas de miscigenação de uso (comercial, residencial, inovação) que mudaram a concepção e a atmosfera dos territórios, unindo tecnologia, economia criativa, sustentabilidade e um novo estilo de vida para atrair pessoas nas diferentes atividades de trabalho e lazer. Piqué já está colaborando com Porto Alegre como consultor do programa Centro +.
“O 22@ estava para Barcelona como hoje está o 4º Distrito para Porto Alegre: um bairro degradado com grande potencialidade, que precisa de intervenções urbanísticas, econômicas e sociais. Aqui deu certo e é o que nós pretendemos fazer. Não só recuperar o Centro Histórico, mas também o Centro estendido que é o 4º Distrito, um projeto de muito tempo, e está na hora de virarmos a chave”, enfatizou Melo.
A equipe da Prefeitura de Porto Alegre também conheceu o Parque Científico de Barcelona, instalado junto à Universidade de Barcelona, que é um reconhecido hub de saúde. A estrutura reúne uma série de institutos de pesquisa e empresas do ecossistema de inovação, ciência e tecnologia. Foi fundado em 1997 e possui 2.800 profissionais, 100 entidades e 5 mil trabalhadores. Os principais setores de pesquisa são biotecnologia, tecnologias médicas, alimentação e cosméticos.
Negócios - Pela manhã, o prefeito Sebastião Melo e a comitiva de Porto Alegre foram recebidos na Câmara de Comércio Brasil-Catalunha (CCBC), quando apresentou as potencialidades da Capital gaúcha nas áreas da inovação e da saúde e as medidas do governo para desenvolvimento da economia, como redução de impostos e desburocratização da máquina pública para estimular os empreendedorismo.
O encontro teve a participação do cônsul do Brasil em Barcelona, Clemente Baena Soares, do presidente da CCBC, Jair Mirallas, e do representante da Pimec Vitor Campdelacreu. A Pimec é uma organização que representa e defende os interesses das micro, pequenas e médias empresas e autônomos na Catalunha. Atualmente, existem 524 filiais catalãs estabelecidas no Brasil e 23 filiais brasileiras na Catalunha.
Cidades educadoras - A agenda desta sexta-feira incluiu ainda encontro na sede da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), quando o prefeito Sebastião Melo recebeu da secretária geral Marina Canals Ramoneda a confirmação de que Porto Alegre voltará a integrar a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). O anúncio é resultado da mobilização da gestão para retorno após alguns anos de afastamento da organização, integrada por 500 municípios de 36 países que compartilham princípios básicos de comprometimento com a educação.
Missão internacional - O prefeito e a delegação de Porto Alegre estão na Espanha para uma série de reuniões de captação de investimentos e atração de parcerias para a inovação na capital gaúcha. A comitiva da prefeitura cumpriu agenda conjunta com o Governo do Estado em Madrid e Barcelona.
Integram a equipe municipal os secretários de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, de Comunicação, Luiz Otávio Prates, e o diretor de Relações Internacionais, Ricardo Sondermann. O superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Jorge Audy, o pró-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Gerald Jotz, e o coordenador do Pacto Alegre e futuro secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva, também acompanham as agendas de inovação.
Leia mais:
Revitalização do 4º Distrito deverá agregar exemplos de inovação do Distrito 22@ Barcelona
Barcelona: Prefeito busca referências de estímulo ao empreendedorismo em projeto catalão
Porto Alegre sediará o South Summit 2022, um dos maiores eventos de inovação do mundo
Comitiva da prefeitura acompanha abertura do South Summit na Espanha
Melo fortalece parcerias para trazer novos investimentos para Capital
Fabiana Kloeckner