Morre Jaime Lerner, idealizador da Orla do Guaíba

27/05/2021 10:43
Ricardo Giusti/Arquivo PMPA
ORLA MOACYR SCLIAR
Jaime Lerner foi convidado a projetar a Orla do Guaíba por seu notório saber

O arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, morreu na manhã desta quinta-feira, 27, em Curitiba, vítima de complicações renais. Jaime Lerner, de 83 anos, deixou marcas importantes na paisagem urbana brasileira, incluindo a primeira rua exclusiva para pedestres do país e a abertura de faixas exclusivas para ônibus expressos (BRT). Em Porto Alegre, o arquiteto paranaense foi o idealizador do projeto de revitalização da Orla do Guaíba, uma intervenção com mais de 55 hectares ao longo da margem do Lago Guaíba.

"Lamento profundamente a morte de Jaime Lerner, um dos maiores urbanistas da história do Brasil, que ajudou a transformar a cara de Porto Alegre com a revitalização da Orla do Guaíba. Meus sentimentos aos familiares, amigos e ao povo paranaense" - Prefeito Sebastião Melo.

O projeto da Orla do Guaíba teve como premissa deixar livre a vista para o lago e para o seu famoso pôr-do-sol, cartão-postal porto-alegrense. Lerner foi convidado, em 2011, pelo prefeito de Porto Alegre, à época, José Fortunati, para realizar o projeto arquitetônico, por notório saber. Lerner descreveu o projeto arquitetônico do Parque Urbano da Orla do Guaíba assim: “É um gesto importante da Prefeitura de Porto Alegre, devolvendo para a cidade e seus cidadãos o uso e apreciação de um de seus mais preciosos patrimônios naturais: a Orla do Guaíba”.

Ele chegou a visitar o primeiro trecho revitalizado, próximo à Usina do Gasômetro, em agosto de 2019, aprovou e ficou encantado com a obra. 

Também foi responsável por projetos de arquitetura e urbanismo em cidades como São Paulo, Rio, Recife, Salvador, Aracaju, Natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói (RJ). Lerner foi ainda consultor em assuntos urbanos para as Nações Unidas. Em 2018, foi eleito o segundo urbanista contemporâneo mais influente do mundo pela revista norte-americana Planetizen. Jaime Lerner teve também uma extensa vida pública que iniciou na década de 70.

Ivani Schütz

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes