Nova área do aeroporto Salgado Filho começa funcionar nesta terça
O prefeito Nelson Marchezan Júnior visitou na manhã desta segunda-feira, 1º, as obras de ampliação do Aeroporto Salgado Filho, juntamente com o governador Eduardo Leite, a CEO da Fraport Brasil Andreea Pal, entre outras autoridades. Foram apresentadas as novas áreas de check in, recebimento de bagagem e embarque/desembarque, que entram em funcionamento nesta terça-feira.
“Esta obra traz um benefício imenso para Porto Alegre, com geração de empregos, não só na obra, mas no entorno de negócios que a ampliação vai possibilitar, além de trazer tecnologia, investimentos e disseminar conhecimento e cultura”, disse o prefeito.
A CEO da Fraport destacou o bom andamento das obras: “Até outubro vamos entregar as obras do novo terminal e temos até 2021 para concluir também a ampliação da pista”.
Com a conclusão das obras, será possível ampliar os voos para exportação de cargas, por exemplo, reduzindo em cerca de 10% os custos dos produtores gaúchos, além de atrair mais investidores, conforme o governador Eduardo Leite.
“Além de todos os benefícios já sabidos, a qualificação da experiência de quem vem ao Estado pelo aeroporto impacta da decisão de voltar e investir aqui”, salientou o governador, destacando ainda que já há tratativas para aumentar o número de voos de Porto Alegre para outras cidades gaúchas.
Reassentamento
A prefeitura está cumprindo com todos os prazos do acordo de cooperação técnica com a Fraport. A empresa fez o cadastramento das cerca de 1,3 mil famílias que moram na Vila Nazaré. Duas unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, por meio da Caixa Econômica Federal, estão em fase final de conclusão. Parte das famílias será remanejada para os empreendimentos Senhor do Bom Fim, no Sarandi, e Irmãos Maristas, no Rubem Berta. O empreendimento do Sarandi será entregue em maio e do Rubem Berta em julho.
“Estas famílias serão todas alocadas em uma situação de habitação, de qualidade de vida e acesso aos serviços públicos muito melhor do que atualmente”, informou o prefeito Marchezan.
Matheus Beust