Nova era é de valores femininos, diz pesquisadora de comportamento

05/03/2020 19:30
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Evento promovido pelo Gabinete da Primeira-Dama celebrou Dia Internacional da Mulher

O prefeito Nelson Marchezan Júnior e a primeira-dama do Município, Tainá Vidal, participaram, nesta quinta-feira, 5, da primeira edição do evento A Era do Feminino, Mulheres com Causa que Causam, promovido pelo Gabinete da Primeira-Dama em comemoração ao Dia Internacional da Mulher - celebrado em 8 de março. A palestrante foi a consultora, pesquisadora de comportamento e caçadora de tendências (profissional que descobre novos hábitos emergentes), Sabina Deweik, que falou sobre as mudanças do universo feminino na sociedade atual.

Segundo ela, depois de um longo período em que a mulher precisou se masculinizar para pertencer a um mundo dominado pelos homens, cujos valores eram competitividade, lucro e resultados a qualquer custo, “estamos entrando em uma era de valores femininos, onde a inspiração, o fazer coletivo e a empatia, características próprias das mulheres, começaram a liderar na sociedade e no mundo dos negócios”. 

Falando a uma plateia que lotou o Salão Nobre do Paço dos Açorianos, Sabina disse que esse novo coneito já está trazendo bons resultados às empresas e afirmou: “Passamos da época da visibilidade, do status e logotipos, na década de 1980, para a era do compartilhamento, da fase da experiência sensorial, em que as pessoas querem ser conectadas pelos cinco sentidos”. Entusiasta das chamadas empresas humanizadas, onde há equilíbrio entre a tecnologia e os aspectos funcionais e psicológicos dos empregados, Sabina prevê que “aos robôs restará as atividades técnicas. Nós, humanos, ficaremos com as tarefas de sentir empatia, criatividade e poder colaborativo”. 

Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Sabina Deweik falou sobre mudanças do universo feminino na sociedade atual

Referindo-se ao papel da mulher daqui para a frente, na sociedade globalizada e digital, a consultora aconselhou que todas as mulheres pensem bem suas atividades e ocupem seus espaços, colocando o propósito à frente dos interesses lucrativos. "Lugar de mulher é onde ela quiser", assegura.

A primeira-dama Tainá Vidal lembrou do trabalho que realiza para inspirar mulheres e torná-las empoderadas, com espírito colaborativo. Falou sobre a histórica entrada da mulher no mercado de trabalho e os avanços obtidos ao longo dos séculos. “A guerra dos sexos acabou. Não somos contra os homens. Mas o mundo, hoje, é das mulheres. Crie a sua causa. Cause”, exaltou.

A médica mastologista Maira Caleffi e a ativista social Karen Monteiro também foram destaque do encontro por seus trabalhos, respectivamente, em prol da causa da prevenção do câncer de mama e do voluntariado junto a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ambas elogiaram a ação desenvolvida pelo Gabinete da Primeira-Dama.

Maira Caleffi alertou que as gaúchas são as mais diagnosticadas com câncer de mama e devem se prevenir contra a doença. “As mulheres não devem temer seus companheiros. Eles têm que ser parceiros em qualquer situação de vida”, aconselhou a médica.  

Já Caren Monteiro revelou que sofreu abuso sexual, o que manteve em sigilo durante longo tempo, até o nascimento da filha. “Temos que nos valorizar e nos respeitarmos mutuamente em qualquer atividade. Desde as mais humildes até as mais sofisticadas”, frisou.  

Participaram do evento Carina Bernardi, representando a secretária estadual de Comunicação, Tânia Moreira; a secretária municipal adjunta da Educação, Iara Wortmann; a secretária municipal adjunta da Fazenda, Liziane Baum; e a presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Vera Ponzio, entre outras autoridades.   

 

Ivani Schütz

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes