Orquestra Villa-Lobos retoma atividades com apoio da prefeitura

19/11/2021 12:34
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Acordo prevê o atendimento de até 175 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino

O prefeito Sebastião Melo e a secretária municipal de Educação, Janaina Audino, participaram na manhã desta sexta-feira, 19, do ato de assinatura do Termo de Fomento celebrado entre o Município de Porto Alegre e a Organização da Sociedade Civil Instituto Cultural São Francisco de Assis/Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), que tem como objetivo a retomada das atividades de ensino musical da Orquestra Villa-Lobos.

O acordo, que tem a validade de um ano, prevê o atendimento de até 175 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, nas escolas municipais de Ensino Fundamental (Emef) Heitor Villa-Lobos, Afonso Guerreiro Lima, São Pedro e Saint Hilaire.

A administração pública passará o valor de R$ 311,45 por aluno atendido, podendo chegar ao valor mensal de até R$ 54.503,75. Entre os termos estão o gerenciamento, fomento, execução de serviços de administração, conservação, manutenção e organização de aulas de música instrumental no Conservatório Porto-Alegrense de Música, da Lomba do Pinheiro. 

O prefeito lembrou que todo o processo para a manutenção das atividades da Orquestra foi delicado e realizado com toda a legalidade necessária. 

"Criei uma força tarefa para a solução das questões da Orquestra. Cumprimento a todos que, independente de ideologia política, tornaram possível essa retomada” - Prefeito Sebastião Melo.

Já a secretária destacou que esse é um momento feliz para a Smed e está registrado na história de quase 30 anos da Orquestra Villa-Lobos. “Que a gente possa colher bons frutos dessa parceria que envolve quatro escolas da Rede Municipal de Ensino”. Também agradeceu o atendimento realizado no CPCA. “Parabenizo o Frei Luciano pelo trabalho desenvolvido diariamente no contraturno com  300 alunos da Rede”, disse Janaina Audino.  

O Frei Luciano Elias Bruxel, diretor do CPCA, ressaltou a parceria firmada desde 2008 e sinalizou o esforço de todos os envolvidos com a Orquestra para manter as atividades. “Poder celebrar a retomada oficial é uma alegria muito grande, pois a arte e a música transformam as vidas”. A professora idealizadora da Orquestra, Cecília Rheingantz, reafirmou a importância do trabalho desenvolvido. “Esse é um projeto de vida transformador que impacta toda a comunidade.” 

Também participaram do ato de assinatura o secretário municipal de Comunicação, Luiz Otávio Prestes, secretário-adjunto da Educação, Mario de Lima, o procurador-geral do município, Roberto da Silva Rocha, o secretário adjunto da Cultura, Clóvis André da Silva, o vereador Jonas Reis, a vereadora Claudia Araújo e a liderança comunitária da Lomba do Pinheiro Maristela Maffei. 

Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Gurizada, que integra o projeto, participou do ato

Trajetórias - A Villa-Lobos foi criada em 1992 e conquistou diferentes premiações em âmbito local, regional, nacional e internacional durante a sua trajetória. A orquestra já realizou mais 1,3 mil apresentações em diferentes cidades do Brasil e do Mercosul. 

O CPCA São Francisco de Assis iniciou suas atividades em 1979. Caracterizado como um espaço comunitário de promoção humana, realiza atendimento no contraturno com reforço escolar e desenvolve diferentes atividades pedagógicas como: Oficinas de música e culinária; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço de Atendimento Familiar. 

Paula Maia

Lucas Barroso