Pacto Alegre dá início aos projetos para transformar a Capital

26/07/2019 16:45
Gustavo Diehl/UFRGS
COMUNICAÇÃO
Participantes reuniram-se na Unisinos para tratar do macrodesafio Qualidade de Vida

SeloO mês de julho vem sendo marcado pelas reuniões de início dos projetos do Pacto Alegre. Nessa quinta-feira, 25, reuniram-se na Unisinos Porto Alegre os participantes envolvidos no Mexe com POA: do centro à periferia, que integra as propostas pactuadas para o enfrentamento do macrodesafio Qualidade de Vida. Reunidos com o Grupo de Trabalho do Pacto Alegre, representantes das universidades parceiras (Ufrgs, PUCRS e Unisinos), da Prefeitura, do Sesi e da UFCSPA, profissionais e empresários do ramo de esporte propuseram atividades para melhoria da qualidade de vida e fomento da inclusão social em Porto Alegre, por meio do esporte e da promoção de atividades físicas.

O Pacto Alegre é resultado da parceria entre poder público, Unisinos, Ufrgs e PUCRS, sociedade e iniciativa privada para tornar a capital gaúcha referência em inovação e qualidade de vida e construir um ecossistema mais acolhedor e próspero aos empreendimentos. Desde o lançamento oficial, em 26 de março, a iniciativa já mobilizou representantes de mais de 100 entidades para discutir e selecionar projetos de seis macrodesafios: Talentos, Transformação Urbana, Ambiente de Negócios, Imagem da Cidade Inovadora, Qualidade de Vida e Modernização da Administração Pública. A gestão do Pacto Alegre é da Aliança para Inovação, que envolve Ufrgs, PUCRS e Unisinos, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre.

De acordo com a metodologia trazida pelo consultor espanhol Josep Piqué, todas as definições são participativas. O diretor de Inovação da Prefeitura, Paulo Renato Ardenghi, destaca que desde o início o trabalho é realizado em cocriação, em um processo intenso de participação, que envolve cerca de 200 pessoas. Na abertura da reunião dessa quinta-feira, Ardenghi motivou o grupo para propor ações concretas e definir a forma e os meios de colocar em prática o que for planejado, para que, até novembro, quando ocorrerá a próxima reunião da Mesa do Pacto, possam ser apresentados os projetos entregáveis.

O diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Ufrgs (Esefid), Ricardo Petersen, é um dos integrantes do grupo do projeto Mexe com POA, convidado pelo coordenador do Pacto Alegre, o diretor da Escola de Engenharia, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho. Petersen disse que a Esefid tem um vasto conjunto de ações de extensão voltadas à comunidade para estimular a prática de atividades físicas. Essas ações são realizadas tanto no Campus Olímpico da Universidade como em outros espaços da cidade, e a experiência pode alavancar iniciativas no âmbito do Pacto. O diretor da Esifed ressaltou a importância de atividades que incluam o Guaíba, a exemplo de um projeto de extensão realizado entre 2003 e 2013, chamado Navegar, que oferecia a jovens estudantes das ilhas de Porto Alegre aulas de canoagem, remo e vela.

Para o impulsionador (coordenador) do Mexe com POA, Mário Steffen (PUCRS), é fundamental envolver a cidade inteira nas ações do Pacto Alegre, incluindo moradores de todas as idades e de todos os bairros. “Queremos que as pessoas se sintam bem vivendo em Porto Alegre”, diz ele.

A agenda de reuniões dos 24 projetos pode ser acessada no site do Pacto Alegre, onde estão disponíveis notícias e demais informações sobre o andamento dos trabalhos para transformar Porto Alegre. Nesta sexta-feira, 26, ocorre a reunião da iniciativa Saúde Digital, com participação de representantes dos hospitais da Capital e demais responsáveis por gerar uma plataforma integrada de compartilhamento de informações de saúde.

 

    

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes