Pacto Alegre: prefeitura e universidades debatem projetos de inovação

18/05/2021 17:46
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Encontro foi na tarde desta terça-feira

Reitores e professores das universidades que constituem o Pacto Alegre foram recebidos no Paço Municipal na tarde desta terça-feira, 18. Em reunião com o prefeito Sebastião Melo e o vice-prefeito Ricardo Gomes, foram debatidos os projetos estratégicos da agenda para 2021, reunindo contribuições da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) e Unisinos.

As propostas incluem inovação no âmbito da revitalização do Centro Histórico e do 4º Distrito, governo digital, empreendedorismo, educação e aprendizados no enfrentamento à pandemia da Covid-19, entre outros temas.

“A cidade tem muitas potencialidades. Nós pensamos que o governo deve estar focado no tema da inovação nas diferentes frentes para melhorar a vida das pessoas" - Prefeito Sebastião Melo.

As ações foram apresentadas pelo professor da UFRGS e coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos da Silva Pinto Filho. Os projetos serão debatidos no âmbito da prefeitura, sob a coordenação operacional do secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.

Participaram do diálogo, pela UFRGS, o reitor Carlos Bulhões e o pró-reitor de Inovação, Geraldo Jotz; pela PUCRS, o reitor irmão Evilázio Teixeira, o superintendente de Inovação e Desenvolvimento, Jorge Audy, e de Relações Institucionais, Solimar Amaro; e, pela Unisinos, o reitor padre Marcelo Fernandes Aquino, e o pró-reitor acadêmico de Relações Institucionais, Alsones Balestrin, além do secretário municipal de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci, a presidente da Procempa, Letícia Batistella, e o secretário do Gabinete de Inovação, Fernando Mattos.

 

 

 

Carolina Seeger

Fabiana Kloeckner