Pandemia: Capital terá apoio do Ministério da Saúde para mutirão de cirurgias eletivas represadas

16/09/2021 17:29

Finalizando roteiro em Brasília, o prefeito Sebastião Melo esteve reunido, nesta quinta-feira, 16, com representantes do Ministério da Saúde para buscar alternativas a fim de qualificar o atendimento à saúde da população em Porto Alegre. Após encontro, o governo federal garantiu que irá auxiliar a prefeitura na realização de um mutirão de cirurgias eletivas que ficaram represadas em função da pandemia. Nesta noite, Melo retorna de Brasília.

“Queremos acelerar este processo para zerar o quanto antes esta demanda que ficou represada. Nossas atenções estão voltadas para o combate da pandemia. Agora, com a redução das internações na rede hospitalar somada a nossa campanha de vacinação em massa, poderemos, com apoio do Ministério da Saúde, colocar em dia as cirurgias eletivas”, afirmou Melo.*

A notícia da realização do mutirão foi dada pela médica e secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite, e pela secretária de Atenção Especializada à Saúde, Cleusa Rodrigues da Silveira Bernardo.

Durante encontro, Melo também debateu as ações de enfrentamento à pandemia, assim como as diretrizes do governo federal quanto à aplicação de vacinas para adolescentes sem comorbidades. Sebastião Melo ainda destacou os números da vacinação em Porto Alegre, que já passam de 95% da população vacinável com a primeira dose. Além da redução de casos, o prefeito ainda mencionou a redução das internações na rede hospitalar da Capital provocada pelo coronavírus.

Investimentos - Mais cedo, Melo esteve na sede da Frente Nacional de Prefeitos, onde participou de uma reunião virtual com representantes da Corporação Andina de Fomento (CAF) para prospectar novos investimentos para ampliar o desenvolvimento econômico e social na Capital.

Pela manhã, o prefeito esteve reunido com o coordenador da bancada gaúcha, deputado federal Giovane Cherini, e com Marcel Van Hattem, destacando a atuação dos congressistas em Brasília em prol de Porto Alegre.

O prefeito está no Distrito Federal desde à noite de segunda-feira, onde cumpriu extensa agenda de reuniões e compromissos, com enfoque na captação de recursos para investimentos em infraestrutura, cultura, saúde e mobilidade urbana.

Em reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, realizada na quarta-feira, 16, o prefeito também defendeu a criação de um sistema unificado para desafogar a crise no transporte público, além da liberação de trava para empréstimos.

Bruno Bertuzzi e Lucas Rivas

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes