Período eleitoral: prefeito reúne secretariado no TRE-RS e anuncia mudanças na gestão
O encontro quinzenal do secretariado foi realizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), no Centro Histórico, nesta sexta-feira, 22, para uma palestra sobre condutas vedadas no período eleitoral. Durante a reunião, o prefeito Sebastião Melo anunciou alterações na administração. Melo informou que os ajustes completam posições após as mudanças ocorridas no início do ano, motivadas pelo calendário das eleições.
O presidente do TRE-RS, desembargador Francisco José Moesch, participou da abertura do debate sobre as orientações aos agentes públicos e equipes do município. “Esta reunião é um gesto diferenciado. O engajamento e empenho do município de Porto Alegre no sentido de buscar a informação correta, precisa e suficiente é digna de louvor”, afirmou Moesch.
Melo reforçou que levar o secretariado e a equipe à sede do TRE-RS reforça o compromisso da gestão com o respeito à legislação. “Estamos adotando todos os cuidados pertinentes para que o processo eleitoral se dê de forma legítima mas sem utilização da máquina pública municipal”, reforçou o prefeito.
A prefeitura criou, no início de julho, a Comissão de Acompanhamento e Ética Eleitoral do Poder Executivo do Município de Porto Alegre, que soma 12 integrantes do Gabinete do Prefeito, da Procuradoria-Geral do Município, e das secretarias de Transparência e Controladoria, Fazenda, Governança e Comunicação. O grupo é dedicado a garantir a observância da legislação eleitoral durante o pleito deste ano.
Mudanças na gestão - A Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE) manterá como titular Urbano Schmitt, que atuava interinamente, e Ana Beatriz Barros, atual diretora de Planejamento Orçamentário, como secretária adjunta.
O economista Bruno Caldas deixa a Secretaria da Fazenda e será adjunto da Transparência e Controladoria. A pasta também será reforçada com a atuação de Cátia Lara à frente da diretoria de Transparência e Cidadania, dedicada ao relacionamento com o cidadão, principalmente nas plataformas do 156, Portal Transparência e Cidades Educadoras.
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) terá como novo presidente André Coronel, atual chefe de gabinete do prefeito, bacharel em Direito e servidor da reserva da Brigada Militar.
A Secretaria Extraordinária dos 250 anos será extinta, com a criação da Secretaria Extraordinária de Modernização e Gestão de Projetos. A pasta, a ser comandada por Alexandre Borck, então secretário adjunto de Governança Local e Coordenação Política, coordenará a execução dos projetos prioritários do governo, como desburocratização e as forças-tarefas de qualificação dos serviços e voluntariado.
Rogério Beidacki assumirá a direção de Eventos da prefeitura. O administrador Thyago Duarte, que já atua na assessoria do prefeito, será o novo chefe de Gabinete. As mudanças valem a partir de 1º de agosto.
Lissandra Mendonça