POA que Doa faz entrega de agasalhos e alimentos a indígenas

26/06/2021 06:57
Giulian Serafim / PMPA
Desenvolvimento social
Iniciativa é coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama

O POA que Doa, movimento que reúne a Campanha do Agasalho e do Alimento, fez a entrega nesta sexta-feira, 25, de mais uma remessa de agasalhos e alimentos a tribos indígenas que vivem no Extremo Sul da Capital. A iniciativa é coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama de Porto Alegre. Ao todo, seis aldeias já receberam doações desde o início do mês, quatro Kaingangs e duas Guaranis. As entregas, alinhadas aos atendimentos da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) na região, devem beneficiar a todas as etnias da cidade.

A primeira-dama Valéria Leopoldino ressalta que os donativos são muito importantes às comunidades indígenas nesta época do ano. “Antes de o inverno chegar, nosso gabinete esteve numa tribo muito querida no Extremo Sul para uma entrega de máscaras de proteção à Covid-19. Naquele dia, eu vi de perto que em breve o frio poderia ser muito severo nas aldeias. Por isso, nesse momento estamos fazendo uma força-tarefa para que os agasalhos e também alimentos cheguem aos que mais precisam. Agradeço desde já a toda equipe engajada na triagem e distribuição e, especialmente, aos cidadãos que estão doando."

Os cobertores e casacos doados pela população são entregues pelas equipes do Centro de Triagem e Distribuição POA que Doa, que trabalha em articulação com os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da região que obtém acesso às tribos. Servidor da equipe, Edison Almeida afirma que a campanha é um sucesso junto aos indígenas. “Os índios do Lami vibraram com os nossos donativos, principalmente as crianças, e isso mexe com o nosso coração”, disse, lembrando a necessidade de incrementar a arrecadação de roupas infantis que ainda está abaixo das doações de roupas masculina e feminina.

 

Ivani Schütz

Elisandra Borba