POA que Doa faz entrega de agasalhos e alimentos a indÃgenas
O POA que Doa, movimento que reúne a Campanha do Agasalho e do Alimento, fez a entrega nesta sexta-feira, 25, de mais uma remessa de agasalhos e alimentos a tribos indÃgenas que vivem no Extremo Sul da Capital. A iniciativa é coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama de Porto Alegre. Ao todo, seis aldeias já receberam doações desde o inÃcio do mês, quatro Kaingangs e duas Guaranis. As entregas, alinhadas aos atendimentos da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) na região, devem beneficiar a todas as etnias da cidade.
A primeira-dama Valéria Leopoldino ressalta que os donativos são muito importantes à s comunidades indÃgenas nesta época do ano. “Antes de o inverno chegar, nosso gabinete esteve numa tribo muito querida no Extremo Sul para uma entrega de máscaras de proteção à Covid-19. Naquele dia, eu vi de perto que em breve o frio poderia ser muito severo nas aldeias. Por isso, nesse momento estamos fazendo uma força-tarefa para que os agasalhos e também alimentos cheguem aos que mais precisam. Agradeço desde já a toda equipe engajada na triagem e distribuição e, especialmente, aos cidadãos que estão doando."
Os cobertores e casacos doados pela população são entregues pelas equipes do Centro de Triagem e Distribuição POA que Doa, que trabalha em articulação com os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da região que obtém acesso à s tribos. Servidor da equipe, Edison Almeida afirma que a campanha é um sucesso junto aos indÃgenas. “Os Ãndios do Lami vibraram com os nossos donativos, principalmente as crianças, e isso mexe com o nosso coraçãoâ€, disse, lembrando a necessidade de incrementar a arrecadação de roupas infantis que ainda está abaixo das doações de roupas masculina e feminina.
Â
Elisandra Borba