Porto Alegre debate rumos para inovação da cidade nesta segunda

24/09/2018 08:45
Joel Vargas / PMPA
Aéreas
Capital é a 8ª cidade mais inteligente do país, no ranking Connected Smart Cities

O prefeito Nelson Marchezan Júnior participa nesta segunda-feira, 24, de um workshop, promovido pela Aliança pela Inovação, que vai discutir alternativas para transformar Porto Alegre em uma Smart City (Cidade Inteligente). A iniciativa é das universidades Federal do Rio Grande do Sul, Pontifícia Universidade Católica e Unisinos, que integram a Aliança. O evento será realizado a partir das 14h no auditório do Global Tecnopuc, Prédio 97 A, sala 101 (Avenida Ipiranga, 6681).

Smart City é um conceito de cidade que vem sendo buscado no mundo todo, para encontrar maneiras mais eficientes e sustentáveis de operar. Se baseiam na união de esforços do setor público, privado e da sociedade civil para a criação de uma infraestrutura urbana planejada, com mobilidade inteligente, edifícios inteligentes, smart grids (rede elétrica inteligente), gestão de energia, água e resíduos. Porto Alegre é a 8ª cidade mais inteligente do país, no ranking Connected Smart Cities, que compara 700 municípios do Brasil. O objetivo do painel é discutir que rumos a cidade pretende tomar para melhorar ainda mais a posição.

Participam do painel e também realização palestras, os especialistas: Jerry MacArthur Hultin - Presidente da Global Futures Group, que assessora cidades, estados e países sobre as melhores práticas no desenvolvimento de cidades inteligentes; Banning Garrett - Senior Fellow da Global Federation of Competitiveness Councils, membro sênior da Global Urban Development, co-fundador e Chief Strategist da nR LLC, empresa nano RFID e consultor estratégico de várias startups de tecnologia e Roberto dos Reis Alvarez - Gerente de Assuntos Internacionais da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial). As inscrições podem ser feitas aqui.

Inovação  - A Aliança para Inovação de Porto Alegre foi assinada no dia 9 de abril deste ano. Fazem parte da Aliança as três maiores Universidades da capital gaúcha, PUCRS, UFRGS e Unisinos. A articulação entre elas visa potencializar ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento da cidade. A ação tem como foco transformar a cidade de Porto Alegre em uma referência na área de inovação e empreendedorismo no país, potencializando conexões locais, nacionais e internacionais em prol do desenvolvimento social e econômico. Transformar a cidade em um polo gerador de novos empreendimentos de base tecnológica e startups, atrair novos investimentos e reter talentos no ecossistema de inovação da capital. Também projeta-se avançar em ações estruturantes da cidade, como a viabilização de espaços urbanos adequados e com incentivos direcionados à atração de empreendimentos inovadores e novos investimentos, com modernos espaços para viver, morar e trabalhar.

Leia mais:
Universidades se unem para fazer de Porto Alegre polo de inovação

 

Andrea Brasil