Porto Alegre e cidade dos Estados Unidos mapeiam ações para intercâmbio

01/08/2022 17:57

Troca de experiências para inteligência urbana e de segurança e apoio aos projetos sociais e de saúde pública são alguns pilares para aproximação estratégica entre a Prefeitura de Porto Alegre e a cidade de Tampa, nos Estados Unidos. Em reunião nesta segunda-feira, 1º, com representantes do município da Flórida, ficou estabelecido um acordo para troca de experiências pós-Covid. Tampa, cidade-irmã de Porto Alegre desde 2013, foi eleita como uma das dez melhores cidades para viver no pós- pandemia, de acordo com rankings mobiliários americanos.

O encontro no Centro Administrativo Municipal teve a presença do prefeito Sebastião Melo e do vice Ricardo Gomes, que receberam Alex Pinzoski, diretor do projeto cidades-irmãs de Tampa. Melo afirmou que as relações com outras cidades possibilitam a troca de experiências para melhorar o atendimento aos cidadãos. "Sabemos que as realidades são diferentes em países desenvolvidos, mas estamos sempre abertos a estabelecer parcerias que resultem na qualificação da gestão pública e em projetos que beneficiem a população".

Para o vice-prefeito Ricardo Gomes, mais do que apoio material, a cidade busca parcerias que impliquem troca de inteligência “Na segurança pública, por exemplo, o mais importante para nós não é receber viaturas. Queremos receber técnicos”, ressaltou. 

Uma missão de Porto Alegre deverá visitar Tampa no final do janeiro ou início de fevereiro, com objetivo de estreitar laços institucionais e avançar no planejamento das ações bilaterais. Na ocasião da visita, a comitiva gaúcha convidará a prefeita de Tampa e o governador da Flórida para o South Summit Brazil, que será realizado em março de 2023. 

Acompanharam o encontro o secretários de Saúde Mauro Sparta, do Desenvolvimento Econômico Vicente Perrone, extraordinário de enfrentamento à Covid César Sulzbah e o diretor de Relações Internacionais Ricardo Sondermann. 

 

Olivia Monteiro

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes