Porto Alegre entra em alerta devido à possibilidade de forte chuva na Capital

16/01/2024 16:07
Mateus Raugust / PMPA
Executivo
Prefeito e vice reuniram equipes na tarde desta terça-feira no Centro Administrativo Municipal

Na tarde desta ter√ßa-feira, 16, o prefeito Sebasti√£o Melo reuniu os integrantes do Comit√™ Permanente de Atua√ß√£o em Emerg√™ncias (Copae) no Centro Administrativo Municipal para discutir as a√ß√Ķes do munic√≠pio devido √† possibilidade de fortes chuvas em Porto Alegre nas pr√≥ximas 48 horas. O vice-prefeito Ricardo¬†Gomes tamb√©m participou, assim como representantes da Brigada Militar, CEEE Equatorial e do Minist√©rio P√ļblico.

A Defesa Civil Municipal emitiu alerta de temporal com chuva forte, ventos intensos (60 km/h), queda de granizo e descargas elétricas a partir da noite desta terça-feira, 16. Conforme a Climatempo, as chuvas devem seguir em grande volume na quarta-feira, 17, e diminuir na quinta-feira, 18.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lan√ßou alerta de ‚Äúgrande perigo‚ÄĚ para √°reas do Rio Grande do Sul que incluem a Regi√£o Metropolitana. Poder√° chover at√© 120 mil√≠metros¬†em Porto Alegre ao fim do evento meteorol√≥gico - a¬†m√©dia para o m√™s de janeiro inteiro √© de 110 mil√≠metros, segundo dados do Inmet.

‚ÄúH√° previs√£o de fortes chuvas e ventos da noite desta ter√ßa-feira at√© a quinta-feira. Toda a for√ßa da prefeitura estar√° nas ruas trabalhando firme para manter a cidade em funcionamento. Permane√ßam em locais abrigados, se poss√≠vel, e acionem a prefeitura pelo 156 em caso de necessidade. Nossas equipes est√£o mobilizadas para atender ocorr√™ncias e acolher as fam√≠lias‚ÄĚ ‚Äď Prefeito Sebasti√£o Melo.

Equipes do Departamento Municipal de √Āgua e Esgotos (Dmae) e da CEEE Equatorial est√£o em contato para priorizar o retorno da energia nas Esta√ß√Ķes de Bombeamento, evitando a interrup√ß√£o no abastecimento de √°gua.¬†O Dmae monitora tamb√©m regi√Ķes cr√≠ticas para alagamentos, como o 4¬ļ Distrito, os bairros Humait√° e Cidade Baixa, al√©m de outras √°reas.

Atendimento - Est√£o mobilizadas as equipes da Defesa Civil Municipal, Funda√ß√£o de Assist√™ncia Social e Cidadania (Fasc), Gabinete da Causa Animal, Departamento Municipal de √Āgua e Esgotos (Dmae), Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Departamento de Habita√ß√£o (Demhab), al√©m de efetivos do Corpo de Bombeiros e Brigada Militar.

Orienta√ß√Ķes e telefones ‚Äď- A Defesa Civil pede que a popula√ß√£o n√£o transite em locais sujeitos a inunda√ß√Ķes, enxurradas ou entre em alagamentos. Em caso de d√ļvidas ou emerg√™ncias, ligar para:

- Defesa Civil (199)
- Prefeitura (156)
- EPTC (118)
- Corpo de Bombeiros (193)
- Samu (192)

Cristiano Vieira