Porto Alegre ganha reforço de mais 20 leitos de UTI no Hospital Vila Nova

09/06/2021 11:23
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo conheceu o novo espaço nesta manhã

A rede pública de saúde da Capital passa a contar com 20 novos leitos de UTI. O prefeito Sebastião Melo esteve, na manhã desta terça-feira, 9, na Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN) para inauguração do novo espaço. Inicialmente, os leitos serão direcionados para pacientes em geral, mas poderão ser deslocados exclusivamente para Covid-19, caso haja necessidade.

“Cooperação é a palavra que define o Vila Nova, um grande parceiro da prefeitura, uma referência em atendimento pelo SUS” - Prefeito Sebastião Melo.

O prefeito ressalta ainda que a pandemia é seríssima e que a gestão está tomando todas as providências para equilibrar a saúde e economia. “Buscamos tomar as decisões corretas e hoje comemoramos que vamos atingir 50% da nossa população vacinada”, afirma.

Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Hospital abriu 341 vagas nos últimos três anos

Segundo o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal'Molin, foram investidos R$ 2,5 milhões nos novos leitos. “Essa entrega é um momento de muita felicidade”, salienta. O hospital conta, atualmente, com quatro UTIs compostas por 56 vagas para tratamento de pacientes com coronavírus. Em  abril, foram inaugurados 60 leitos clínicos de enfermaria, somando-se aos 492 já existentes. Nos últimos três anos, foram 341 vagas a mais no Vila Nova.

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, destaca que a instituição recebe 40% dos pacientes com Covid-19 via Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Alegre, com indicação para enfermaria. “O Vila Nova faz uma gestão equilibrada, presta contas e ótimos serviços à população”, ressalta.

Também acompanharam a inauguração os vereadores Claudia Araújo, Comandante Nádia, Cassiá Carpes e Gilson Padeiro, entre outros representantes do hospital e da Secretaria Municipal da Saúde. 

 

Lissandra Mendonça

Elisandra Borba