Porto Alegre investe em energia limpa e arborização para combater o calor extremo
Porto Alegre reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação ambiental ao aderir a dois movimentos globais estratégicos: o Pacto de Biometano e a iniciativa Beat the Heat (Enfrente o Calor). A adesão foi oficializada nesta terça-feira, 11, pelo prefeito Sebastião Melo, durante a COP 30, reforçando o compromisso da Capital com a economia circular e a adaptação climática, com soluções concretas para os desafios ambientais e urbanos.
“Hoje demos mais um passo importante no processo de sustentabilidade que a cidade vem construindo. No futuro, serão dezenas de caminhões saindo todos os dias da Capital para Minas do Leão, a 100 quilômetros, e que poderão rodar com um combustível mais limpo, mais econômico e menos agressivo ao meio ambiente. Porto Alegre está avançando com responsabilidade e pensando no amanhã” - Prefeito Sebastião Melo.
O Pacto de Biometano, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) em parceria com a Presidência da COP-30, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), busca fortalecer a cooperação entre os setores público e privado para transformar resíduos sólidos urbanos em biometano, um gás natural renovável. De acordo com especialistas, a medida representa uma das principais oportunidades de descarbonização da economia brasileira e de fortalecimento do mercado de energia renovável.
Porto Alegre já integra um projeto que prevê a produção de biometano a partir dos aterros sanitários de Minas do Leão e São Leopoldo, com capacidade total estimada em 100 mil metros cúbicos normais por dia. A prefeitura também investe na ampliação do uso de combustíveis limpos, como a inclusão de 100 ônibus elétricos na frota de transporte público, além de incentivar a instalação de carregadores elétricos em novas edificações e o uso racional do transporte individual motorizado.
Combate ao calor extremo - Como resposta à crescente ameaça das ondas de calor, Porto Alegre aderiu à iniciativa Beat the Heat (Enfrente o Calor), liderada pela Presidência da COP-30 e pelo PNUMA, que estimula a adoção de soluções de resfriamento sustentável e planejamento urbano resiliente.
A capital gaúcha já emprega medidas de resfriamento, como a arborização em áreas de sombreamento, principalmente nas mais vulneráveis aos efeitos de onda de calor, elaboração do Inventário da Arborização Urbana nos espaços públicos, cultivo e recepção de espécies da flora nativa resilientes à mudança do clima no Viveiro Municipal, totalmente recuperado, e corredores de biodiversidade.
“Porto Alegre está firmemente comprometida com um futuro mais sustentável e resiliente. Nossas ações concretas demonstram que é possível aliar desenvolvimento econômico e qualidade ambiental. Estamos construindo uma cidade que se adapta, inova e protege seus cidadãos contra os desafios do clima”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.
Leia mais:
Caderno com planejamento climático de Porto Alegre será apresentado na COP30 nesta quarta
Melo apresenta ações de transição energética em painel da COP30
Prefeito de Porto Alegre apresenta ações de reconstrução e adaptação climática na COP30
Lissandra Mendonça
