Porto Alegre já conta com 130 prefeitos de praças

04/06/2022 17:24
Pedro Piegas/PMPA
executivo
Melo adiantou que, até o fim do ano, 250 prefeitos serão nomeados em homenagem ao aniversário de 250 anos da cidade

A prefeitura promoveu neste sábado, 4, mais uma edição do Projeto Prefeito de Praças, desta vez nas regiões Nordeste e Centro. O encontro ocorreu nas praças Marlova Finger e Conde de Porto Alegre, totalizando 130 voluntários nomeados para auxiliar o município no cuidado com a manutenção e conservação dos espaços públicos. 

Pedro Piegas/PMPA
executivo
Encontro ocorreu nas praças Marlova Finger e Conde de Porto Alegre

O prefeito Sebastião Melo agradeceu a todos os prefeitos de praça que aceitaram o desafio da governança colaborativa e acrescentou que somente assume essa missão quem ama muito a cidade onde mora. "O prefeito é acima de tudo um síndico da cidade e, como todo síndico, precisa conscientizar as demais pessoas que o empenho coletivo é fundamental para melhorar a convivência e preservar os espaços públicos", ressalta Melo, acrescentando que, até o final do ano, 250 prefeitos serão nomeados em homenagem ao aniversário de 250 anos da cidade. 

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Filipe, destaca que a cada nova nomeação de prefeitos de praças temos a certeza de que esses espaços estarão em boas mãos. "Para dar mais condições a esse trabalho tão importante, estamos investindo na qualificação dos prefeitos para que saibam fazer manutenções básicas e, assim, ajudar a prefeitura na preservação das praças."

O diretor de Parcerias da Secretaria Municipal de Parcerias, Pedro Meneguzzi, reafirmou a importância do projeto para a cidade. “Estamos nos dedicando, cada vez mais, na revitalização e conservação de diferentes espaços públicos da Capital. A zeladoria será constante e a participação das comunidades é fundamental”, pondera. 

Foram entregues crachás e certificados aos moradores e, ao final do evento, os novos prefeitos assinaram o Pacto de Governança entre a comunidade e os gestores da prefeitura. O objetivo é estabelecer a corresponsabilidade no cuidado com os espaços públicos. 

Também estavam presentesao evento; o deputado estadual Rodrigo Lorenzoni, os vereadores Lourdes Sprenger, Cassiá Carpes, os secretários municipais de Transparência, Gustavo Ferenci, e de Saúde, Mauro Sparta, além da gerente das Praças, Regina Machado, e do diretor de Participação Cidadã, Lucas Vasconcellos, que apresentou o evento. 

Confira os prefeitos e prefeitas nomeados neste sábado: 

Praça Maria Francisca Gomes Garcia (Vó Chica)
Prefeito: Cláudio Roberto da Costa 

Praça Wenceslau Fontoura
Prefeito: Alberto Camargo Gamarra

Praça Millo Rafinn
Prefeito: Ilson Renato Gomes Marques

Praça Ruy Caporal (Ventos do Norte)
Prefeita: Heloisa Helena Máximo Brandão 

Praça Marlova Finger
Prefeita: Maria Aparecida Eufrazio Madeira 

Praça Alceri Garcia Flores
Prefeito: João Dias da Silva

Praça Maria de Nazaré – registro 086/12
Prefeito: João Michels Heidemann

Praça Princesa Isabel
Prefeito: Janir Ziquinati Keller 

Praça Conde de Porto Alegre
Prefeito: Antônio José Marques Pohlmann 

Praça Raul Pilla
Prefeito: João Batista Lagranha de Castro

Praça Bela Vista
Prefeita: Lisiane Salerno Scardoelli 

Praça Arlindo Pasqualini
Prefeito: Jonas Moretto Lorenzon

Contato com a prefeitura - Mais informações sobre os prefeitos de praça, sugestões e indicações pelo e-mail: apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br.

  

 

Mariana Kruse

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes