Porto Alegre já tem 76 prefeitos de praças voluntários

02/04/2022 15:57
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Melo ressaltou a importância da corresponsabilidade para transformar a cidade em um lugar melhor

O prefeito Sebastião Melo nomeou, neste sábado, 2, mais 12 prefeitos das regiões Norte e Leste da Capital. Agora, serão 76 voluntários para auxiliar o poder público nos cuidados com a preservação e manutenção dos parques e praças. As solenidades de posse aconteceram na praça Parque Reserva do Açungui (av. Ecoville esquina com a rua Kroff Plinio, bairro Sarandi) e também na Praça Arquiteto Edgar Graeff (av. Rachel Wolfrid, 57, bairro Alto Petrópolis). 

Além da entrega do crachá e certificado aos prefeitos nomeados, foi assinado o Pacto de Governança entre a comunidade e os gestores da prefeitura, com objetivo de estabelecer a corresponsabilidade no cuidado com os espaços públicos. (fotos)

Para o prefeito Sebastião Melo, a corresponsabilidade no cuidado com os parques e praças é fundamental para transformar a cidade em um lugar melhor de se viver. “A prefeitura sozinha não consegue solucionar todos os problemas. A Capital só se desenvolve quando governo e comunidade trabalham juntos na preservação dos espaços públicos”, defende. “Praça bem cuidada pela cidade é praça mais bonita e humanizada. Quando se chega a um bairro e a cidade está iluminada, eleva alma de um bairro e eleva alma da cidade”. (fotos)

A secretária Ana Pellini ressalta a importância desta colaboração entre as comunidades e o poder público. “Ações inovadoras como esta são muito importantes porque a gente começa a criar um corpo de comunidade onde um apoia o outro, troca experiência com o outro, estimula a cuidar da sua praça com muito mais disposição. Nós da Parcerias Estratégicas estamos à inteira disposição para ajudar e colaborar neste grande projeto”, observou Ana.

Já o secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, ressaltou o compromisso dos gestores das Subprefeituras com os prefeitos das praças. "O trabalho conjunto para o cuidado com esses espaços garante o sentimento de pertencimento dos prefeitos na busca pelo bem-estar de toda a comunidade", disse.

O secretário de Serviços Urbanos, Marcos Filipe, observou que a cooperação entre as comunidades e poder público é essencial. “Estou motivado e muito feliz. Ações como a que estamos vendo hoje de incentivo aos esportes são valiosas. O esporte precisa ser estimulado e estar nas comunidades”, defendeu.

Pacto de Governança - O Pacto de Governança consiste em um acordo celebrado entre agentes públicos e comunitários para selar as responsabilidades na realização e no cuidado das benfeitorias. A prefeitura se compromete com o diálogo, a articulação e a realização de serviços

Estavam também presentes no evento os secretários de Saúde, Mauro Sparta, de Transparência, Gustavo Ferenzi, e o diretor do DMLU, Vicente Marques, além dos vereadores, Giovani BilL, Airto Ferronato, Mauro Pinheiro, Alvoni Medina e Mauro Zancher.

Voluntários - O cargo voluntário tem publicação legal no Diário Oficial de Porto Alegre e é concedido à cidadã ou ao cidadão que será responsável por cuidar dos equipamentos públicos, acompanhar os serviços de manutenção e comunicar problemas e ocorrências para que a prefeitura ou o adotante possa realizar a intervenção necessária. Das 685 praças de Porto Alegre, 100 foram revitalizadas em 2021 e 135 praças devem receber melhorias neste ano pela prefeitura.

Conheça os Prefeitos de Praças nomeados neste sábado:

Zona Norte

Praça Elias Jorge Moussalle, bairro Sarandi - prefeito Jarcedi de Araujo

Praça Caraí, bairro Sarandi - prefeito Gelson Nunes Pinto

Praça Parque Reserva do Açungui, bairro Sarandi - prefeita Lissandra dos Santos Thomsem

Praça Lampadosa, bairro Sarandi - prefeito Rudimar José Werlang

Praça Parque Residencial Malcon, bairro Sarandi - prefeito Paulo Ricardo Cesar de Andrade

Praça Largo Maria Aparecida da Cunha, bairro Sarandi - prefeito Nilton Cesar Lopes Natividade

Praça João Calegari Neto, bairro Sarandi - prefeito José Laenio Cardoso Júnior

Praça UbirajaraValdez, bairro Sarandi - prefeita Keli Cristina Prado

Praça Juan Sondermann, bairro Sarandi - prefeito Nelson Dreissig

Praça Parque Reserva do Ibirama, bairro Sarandi - prefeita Beatriz Tressino

Zona Leste

Praça David Ben-gurion, bairro Jardim Itu - prefeito Lauro Leopoldo Costa e Silva

Praça Arquiteto Edgar Graeff, bairro Alto Petrópolis - prefeito André Campos

Mariana Kruse

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes