Porto Alegre retorna oficialmente à Associação Internacional das Cidades Educadoras

08/10/2021 09:41
Luiz Otávio Prates/Especial PMPA
EXECUTIVO
Prefeito recebeu a confirmação durante reunião em Barcelona

Em Barcelona, o prefeito Sebastião Melo recebeu da secretária geral Marina Canals Ramoneda a confirmação de que Porto Alegre voltará a integrar a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Formalizado durante reunião na manhã desta sexta-feira, 8, na capital catalã, o anúncio é resultado da mobilização da gestão para retorno após alguns anos de afastamento da organização, integrada por 500 municípios de 36 países que compartilham princípios básicos de comprometimento com a educação. 

“Temos a compreensão de que uma cidade cuidadora vai além dos muros da escola. No Brasil, 86% das pessoas já vivem nas cidades, e investir na educação exige uma grande integração das políticas públicas e dos serviços para efetivamente promover transformação no presente e no futuro dos jovens e das suas famílias”, afirmou Melo, reforçando que a cidade está empenhada para regularizar a retomada e voltar a construir soluções em parceria com os demais gestores internacionais. 

Porto Alegre foi uma das primeiras cidades brasileiras a integrar a rede, criada oficialmente em 1994. O atual movimento de retorno, liderado pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) com outros órgãos municipais, tem a parceria também do Pacto Alegre, que integra universidades, poder público e iniciativa privada. “Nos alegra muito que Porto Alegre aposte na educação e queira retomar o vínculo com a associação, sob a liderança do prefeito. Temos comprovado que as cidades em que o prefeito desempenha um papel ativo neste movimento as transformações conquistadas são maiores”, destacou Marina.

Para formalizar a proposta, o Executivo enviou em agosto projeto de lei à Câmara Municipal, que prevê autorização formal para adesão à Carta das Cidades Educadoras e ingresso na associação. A prefeitura também lançou a proposta de Porto Alegre sediar em 2022 o Congresso Internacional de Cidades Educadoras, como parte da programação pelos 250 anos da Capital gaúcha.

O encontro foi realizado na sede da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). 

Carta das Cidades Educadoras - A Associação Internacional das Cidades Educadoras, fundada em 1994, é um grupo de governos locais que tem como objetivo o intercâmbio, a cooperação e o avanço no desenvolvimento e implementação de práticas inspiradoras nos princípios da Carta das Cidades Educadoras, que hoje reúne 20 princípios divididos em três áreas: “O direito à cidade educadora”, “O compromisso da cidade” e “Ao serviço integral das pessoas”. 

A primeira carta foi elaborada no Congresso Internacional das Cidades Educadoras, em novembro de 1990 em Barcelona. A Carta foi revista no II Congresso Internacional (Bolonha, 1994), no VIII Congresso (Génova, 2004) e, em 2020, para adaptar as perspectivas aos novos desafios e necessidades sociais. 

Missão internacional - O prefeito e a delegação de Porto Alegre estão na Espanha para uma série de reuniões de captação de investimentos e atração de parcerias para a inovação na capital gaúcha. A comitiva da prefeitura cumpriu agenda conjunta com o Governo do Estado em Madrid e Barcelona. 

Integram a equipe municipal os secretários de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, de Comunicação, Luiz Otávio Prates, e o diretor de Relações Internacionais, Ricardo Sondermann. O superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Jorge Audy, o pró-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Gerald Jotz, e o coordenador do Pacto Alegre e futuro secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva, também acompanham as agendas de inovação.

Leia mais:

Revitalização do 4º Distrito deverá agregar exemplos de inovação do Distrito 22@ Barcelona
Barcelona: Prefeito busca referências de estímulo ao empreendedorismo em projeto catalão
Porto Alegre sediará o South Summit 2022, um dos maiores eventos de inovação do mundo

Comitiva da prefeitura acompanha abertura do South Summit na Espanha
Melo fortalece parcerias para trazer novos investimentos para Capital
Melo propõe redução de ISS de call center para atrair investimentos
Prefeitura começa missão conjunta na Espanha nesta segunda

 

Carolina Seeger

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes