Porto Alegre se candidata para sediar Assembleia Mundial sobre Envelhecimento

27/01/2021 08:34
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo diz que será formada comissão para providências necessárias

“Porto Alegre é ‘candidatíssima’ para sediar a terceira Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento”. Com esta afirmação, o prefeito Sebastião Melo saudou os presentes em reunião nessa terça-feira, 26, no Salão Nobre do Paço Municipal, para apresentação da candidatura da Capital a realizar o evento da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre a cada 20 anos. A data será em 2022, ano em que Porto Alegre completará 250 anos.

Melo ressaltou que todos os esforços para a realização da assembleia em Porto Alegre serão feitos, sinalizando a constituição de uma comissão para as providências necessárias.

A reunião fez parte da programação do 6º Fórum Social da População Idosa  (FSM PI). O coordenador-geral do Comitê Organizador, Lélio Falcão, destacou que o apoio da prefeitura e do prefeito, numa atuação incansável pela política dos idosos desde a época de vereança, é muito importante para trazer a assembleia mundial para Porto Alegre. “Trabalhando em conjunto pelas políticas para os idosos, para as pessoas com deficiência e pelas diversidades, Porto Alegre só tem a ganhar”, disse. 

Falcão enfatizou ainda que foi assinado, no Palácio Piratini, o Pacto Nacional pelo Envelhecimento. “Isso vai fazer com que o Rio Grande do Sul sirva de exemplo para todo o país.”

Certificação - O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, reforçou que Porto Alegre é a primeira cidade brasileira a receber a certificação de cidade Amiga do Idoso. "A realização da Assembleia Mundial do Idoso aqui muito nos orgulharia", frisou. Trogildo destacou ainda a atuação do secretário adjunto de Governança, Luciano Marcantônio, como membro da comissão de organização do Fórum Social Mundial do Idoso. A Secretaria de Governança Local e Coordenação Política é um dos órgãos municipais responsáveis pela parceria da prefeitura e sociedade civil para a realização do FSM PI.

Participaram também da reunião a primeira-dama Valéria Leopoldino; o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa; o deputado federal e presidente da Comissão do Idoso na Câmara, Ossesio Silva; o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild; Nelson Khalil, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e membro do Comitê Organizador do FSM PI; representando a Câmara Municipal, o vereador Alvoni Medina, entre outras autoridades.

 

 

Indaiá Dillenburg

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes