Porto Alegre terá abrigos de ônibus sustentáveis e com wi-fi

19/10/2022 12:42
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito visita o Centro Operacional da Eletromídia

Nos próximos meses, Porto Alegre terá 35 abrigos de ônibus com placas fotovoltaicas e 100 abrigos com wi-fi. O anúncio foi feito pela concessionária Eletromídia, responsável pela instalação, gestão e manutenção de 1507 abrigos de ônibus pelos próximos 20 anos, durante visita do prefeito Sebastião Melo ao Centro Operacional da empresa, instalado no 4º Distrito. 

“Os desafios da mobilidade são muitos, mas estamos no caminho certo, que é o da parceria. Qualificar o transporte público para otimizar a vida dos passageiros que dependem do serviço é um propósito da nossa gestão sempre tratado como prioridade” - Prefeito Sebastião Melo. 

No Centro Operacional, o prefeito conheceu o modelo sustentável que será instalado nas ruas e o local do monitoramento dos abrigos em tempo real. 

Para o diretor de Relações Governamentais da Eletromídia, José Carlos Angelucci, a concessão reforça o comprometimento da empresa em aprimorar a mobilidade urbana e a experiência das pessoas a partir de novos meios de consumir conteúdos em espaços públicos. “Nosso objetivo é melhorar o bem-estar e transformar a rotina diária das pessoas que utilizam o transporte público na cidade, impactando positivamente o momento de espera dos usuários de forma sustentável, conectada e dinâmica”, afirma o executivo.

Porto Alegre já tem 50 abrigos instalados. Todos os modelos terão vidro, cobertura, bancos, tomadas USB, piso podotátil, iluminação artificial por LED e informação sobre as linhas. Além disso, 180 abrigos terão painel de próxima chegada e 100 câmeras de segurança. No total, serão instalados 75 abrigos sustentáveis. 

“Esse contrato é muito importante para o nosso planejamento de dar mais conforto e segurança ao usuário do transporte coletivo”, comentou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, que acompanhou a visita. 

A instalação dos novos abrigos é fruto de uma parceria com o setor privado. “Mais uma vez Porto Alegre se mostra a Capital das parcerias. Atuamos em diversas áreas e neste contrato o foco é melhorar o transporte público da nossa cidade”, afirma a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini.

 

Aline Rimolo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes