Prefeito acompanha lançamento de projeto de inovação ao Estado

10/10/2019 15:01
Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO
A exemplo do Pacto Alegre, projeto estadual une universidades, entidades e sociedade em busca de avanços

SeloO prefeito Nelson Marchezan Júnior acompanhou, na manhã desta quinta-feira, 10, com o governador Eduardo Leite, o lançamento do projeto Inova RS, no Tecnopuc, em Porto Alegre. Assim como o Pacto Alegre, que ocorre na capital gaúcha, o projeto estadual quer engajar universidades, entidades e sociedade a pensarem propostas de inovação para o Rio Grande do Sul. Marchezan lembrou o objetivo maior desse tipo de ação. "Precisamos estar unidos para mudar efetivamente a vida das pessoas e construir um futuro melhor de verdade", disse.

Conforme explicou o governador Eduardo Leite, o Inova RS busca incluir o Estado no mapa global da inovação a partir de parcerias estratégicas, promovendo a retenção de talentos no Estado. "As ações feitas em Porto Alegre são inspiração para nós. A geração de riqueza passa pela criação de um ambiente com qualidade de vida para as pessoas que querem viver e empreender aqui", salientou.

O programa é coordenado pelo secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís da Cunha Lamb, que destacou a importância de o Rio Grande do Sul evoluir ao mesmo passo que o restante do mundo para a pauta da inovação. “Ela precisa estar no centro da estratégia de desenvolvimento do Estado”, frisou.

No grupo de voluntários envolvidos na criação do Inova RS, também estão nomes que coordenam o Pacto Alegre, como Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, diretor da Escola de Engenharia da Ufrgs; Alsones Balestrin, pró-reitor de Inovação da Unisinos; e Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS. Luiz Carlos observou que, após um longo período de ideias e projetos, Porto Alegre está começando a colher os resultados do  trabalho. Para o reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira, este é o momento de engajar a sociedade para tornar a mudança possível. O reitor da Feevale, Cleber Prodanov, acrescentou que todos, incluindo as universidades, têm um grande papel no desenvolvimento das pessoas e do Estado.

O programa conta com oito ecossistemas de inovação na busca do fortalecimento das atividades empreendedoras mais vocacionadas de cada área: regiões Metropolitana e Litoral Norte, Sul, Fronteira Oeste e Campanha, Central, Noroeste e Missões, Produção e Norte, Serra e Hortênsias, e Vales. Representando a comunidade empresarial, Alexandre Trevisan disse que as lideranças precisam ser cada vez mais compartilhadas, trabalhando na construção de redes de conexão de forma colaborativa.

BioHub PUCRS e Health Plus Innovation Center - O prefeito também participou do lançamento do BioHub PUCRS e espaço Health Plus Innovation Center. É um hub de inovação com o propósito de gerar soluções e negócios inovadores nas áreas da saúde e ciências da vida, que impulsionará novas startups e estimulará a cultura do empreendedorismo entre profissionais da saúde. Marchezan aproveitou o momento para reiterar o convite para que a instituição assuma serviços em saúde na Capital, auxiliando no projeto de desestatização do sistema.

Pacto Alegre - O movimento tem origem na parceria entre Município de Porto Alegre e a Aliança Para Inovação de Porto Alegre (Ufrgs, PUCRS e Unisinos), para promover a articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a cidade. O objetivo é criar condições para que Porto Alegre se transforme em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo. A ideia é unir forças de todos os segmentos em prol de uma agenda comum.

 

  

 

Elisandra Borba

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes