Prefeito anuncia abertura de leitos e cancelamento das aulas na rede municipal

19/02/2021 20:30

  

Diante da classificação em bandeira preta para a região de Porto Alegre, confirmada pelo Governo do Estado, o prefeito Sebastião Melo anunciou no início da noite desta sexta-feira, 19, o cancelamento da retomada das aulas presenciais na rede pública municipal de ensino, prevista para a segunda-feira, 22. As providências foram alinhadas em reunião com os secretários do governo no Paço Municipal.

Conforme o prefeito, a prefeitura vai acatar a definição estadual da bandeira preta, que vale a partir de terça-feira, 23. Até segunda-feira, vigora o respeito à bandeira laranja.

 “A prefeitura tem feito a sua parte no combate à pandemia e no respeito aos protocolos, sempre em alinhamento e parceria com o governo estadual. Estamos abrindo leitos e seguiremos fiscalizando e orientando a população no combate às aglomerações clandestinas, que têm sido uma dificuldade série no estado, especialmente no litoral, o que impacta diretamente o sistema de saúde da Capital” - Prefeito Sebastião Melo.

Na segunda-feira, 22, a cogestão com as cidades da Região Metropolitana, que permite cumprir as regras da bandeira inferior à classificação, deverá ser avaliada em diálogo com o governo do estado e demais municípios.

Leitos - O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, informou as medidas emergenciais para abertura de leitos na rede pública da Capital. Já a partir deste sábado, 20, estarão disponíveis 70 leitos clínicos contratualizados junto ao Hospital Porto Alegre, além de 10 de UTI disponíveis. A secretaria também trabalha para contratualizar leitos junto ao hospital Beneficência Portuguesa, a partir de segunda (10 UTI e 62 clínicos). “Além destes, os grandes hospitais, como Conceição, Clínicas e Santa Casa, também abriram leitos extras de UTI e clínicos”, completou Sparta.

Eventos - A primeira edição do Prefeitura no Bairro, marcado para este sábado, 20, na Vila dos Sargentos, foi adiada e será anunciada nova data assim que houver segurança sanitária para realização do evento.

 

Carolina Seeger

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes