Prefeito anuncia decreto integrado e reforço na fiscalização para intensificar combate ao furto de fios e cabos

25/06/2026 17:12
Pedro Piegas / PMPA
Gabinete do Prefeito
Evento promovido pela Secretaria Geral de Governo reuniu 200 pessoas no Nau Live Spaces

A Prefeitura de Porto Alegre deu mais um passo no enfrentamento ao furto e à receptação de fios e cabos. Durante o Workshop Estratégias Integradas contra o Furto e a Receptação de Fios e Cabos, realizado nesta quinta-feira, 25, no 4º Distrito, o prefeito Sebastião Melo anunciou a publicação de um decreto municipal intersetorial para fortalecer a atuação integrada no combate a esse tipo de crime, além do lançamento de edital do concurso público para reforçar as ações no município com novos agentes de fiscalização.

"Esse é um dos maiores desafios enfrentados pelas cidades brasileiras. Diariamente, milhares de pessoas ficam sem água, energia elétrica e outros serviços essenciais por causa de pequenos furtos que provocam enormes prejuízos à população. Sabemos que tão criminoso quanto quem furta é quem compra. Por isso, queremos promover um cerco integrado, envolvendo diferentes instituições e até outras esferas de governo, para desarticular essa cadeia criminosa, que começa no furto e muitas vezes termina fora do Brasil” - Prefeito Sebastião Melo.

Promovido pela Secretaria Municipal Geral de Governo (SMGG), em parceria com o Nau Live Spaces, o evento reuniu mais de 200 pessoas, incluindo representantes do poder público, forças de segurança, concessionárias de serviços públicos, entidades empresariais, universidades, especialistas e lideranças para debater os impactos do problema e construir soluções integradas para seu enfrentamento.

Programação - Ao longo da manhã, três painéis abordaram diferentes dimensões do tema. As discussões trataram da atuação das organizações criminosas envolvidas no furto e na receptação de fios e cabos, dos impactos causados à infraestrutura urbana e aos serviços essenciais e das estratégias para ampliar a eficiência da fiscalização, aperfeiçoar a legislação, incorporar novas tecnologias e fortalecer a integração entre os órgãos públicos, concessionárias e sociedade civil.

No período da tarde, os participantes foram divididos em quatro grupos temáticos — Segurança e Inteligência Integrada; Fiscalização, Legislação e Regulação; Infraestrutura Urbana e Resiliência; e Tecnologia, Inovação e Cidades Inteligentes — para aprofundar os debates e elaborar propostas de curto, médio e longo prazo. Após a apresentação, o público votou nas ideias apresentadas. As propostas escolhidas serão consolidadas pela Prefeitura e servirão de base para a implementação de novas medidas voltadas ao enfrentamento desse tipo de crime de forma integrada.

"O enfrentamento desse problema exige coordenação permanente entre as diferentes áreas da administração pública e também entre os diversos atores envolvidos. A prefeitura não resolve a questão sozinha. Este workshop foi pensado para reunir quem atua diretamente na prevenção, fiscalização, investigação e prestação de serviços essenciais, transformando conhecimento e experiências em propostas concretas. A criação do comitê e as medidas anunciadas hoje demonstram que Porto Alegre está estruturando uma política pública permanente para combater o furto e a receptação de fios e cabos", destacou o secretário municipal Geral de Governo, André Flores Coronel.

 

Manuela Kuhn

Cristiano Vieira