Prefeito dá posse ao novo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo

24/03/2021 15:37
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Melo destaca a importância de trabalhar pela desburocratização e pelo estímulo ao empreendedorismo

Em ato híbrido, o prefeito Sebastião Melo deu posse a Rodrigo Lorenzoni como novo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre. O cargo vinha sendo exercido pelo vice-prefeito, Ricardo Gomes, que entregou e assinou com o prefeito o projeto de lei que cria o Programa de Microcrédito no município. O prefeito exaltou a estratégia de trabalhar pela desburocratização e pelo estímulo ao empreendedorismo para a geração de emprego e renda, agradecendo a contribuição de Gomes à elaboração das políticas públicas.

“Feliz do prefeito que tem um vice com a competência e lealdade do Ricardo, que deixou um trabalho estruturado pelo desenvolvimento da cidade. Agora o Rodrigo dará a sua excelente contribuição para avançarmos rumo a uma Porto Alegre melhor para se viver” - Prefeito Sebastião Melo. 

Lorenzoni atuou na construção do programa de governo e, enquanto deputado estadual, foi autor da Lei de Liberdade Econômica no âmbito do Rio Grande do Sul, que reduz a burocracia nas atividades econômicas e facilita a relação entre empreendedores e poder público. “Terei a honra de trabalhar por Porto Alegre ao lado do prefeito, um grande líder da cidade, e do vice-prefeito, que é uma liderança política com quem compartilho ideais de liberdade do indivíduo e da economia”, afirmou Lorenzoni.

Lorenzoni contará com apoio de Vicente Perrone, que seguirá como adjunto da pasta.

Projetos estruturados - “Assumi temporariamente a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), para estruturá-la. Com Lorenzoni, vamos tornar Porto Alegre uma cidade cada vez mais livre e colocá-la no caminho do desenvolvimento", pontuou Ricardo Gomes, que fez um balanço da situação atual da secretaria, que, segundo ele, além de estruturada, foi reposicionada.

Nestes primeiros meses, a SMDET voltou-se principalmente para a criação de projetos de retomada do setor e desburocratização de serviços. O decreto da Lei da Liberdade Econômica, que visa simplificar a abertura de novos negócios, elencando um rol de atividades de baixo risco para as quais não se faz necessário alvará, foi assinado logo após a posse. 

Outros projetos importantes entregues são o Programa de Microcrédito, que deve ser encaminhado à Câmara Municipal, um estudo sobre o impacto econômico da Covid-19, remodelagem do Escritório do Empreendedor, o programa Creative, já enviado à Câmara, e o início da unificação das fiscalizações da Secretaria com demais órgãos da prefeitura.

A solenidade teve a presença da vice-líder do Governo na Câmara, vereadora Comandante Nádia, e a participação virtual de convidados, entre eles o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni. 

Rodrigo Lorenzoni -  Médico-veterinário, pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com extensão na Universidade de Miami. Lorenzoni exerceu por 11 meses mandato de deputado estadual e também comandou as secretariais estaduais de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Articulação e Apoio aos Municípios. Foi diretor de Incentivo ao Desenvolvimento da Metroplan.

Carolina Seeger

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes