Prefeito de Araguaína conhece escolas comunitárias da Capital

09/01/2020 16:02
Luciano Lanes / PMPA
EXECUTIVO
Marchezan recebeu comitiva do Tocantins na manhã desta quinta-feira

O prefeito de Araguaína (TO), Ronaldo Dimas, está em Porto Alegre liderando comitiva de vereadores para conhecer o modelo de escolas comunitárias adotado na Capital. No final da manhã desta quinta-feira, 9, ele conversou com o prefeito Nelson Marchezan Júnior no Salão Nobre do Paço Municipal. À tarde, se reunirá com o secretário de Educação, Adriano Naves de Brito e equipe. A agenda prevê ainda visita a escolas municipais.

“É uma alegria muito grande receber o prefeito Dimas que assumiu a prefeitura e está fazendo um grande diferencial na vida das pessoas. Tenho certeza que esta troca de experiências será muito importante”, explica o prefeito Marchezan. Ele acrescenta que o chefe do Executivo de Araguaína deixará um legado de muitas experiências bem sucedidas que servirão de referência. “Daqui levará as nossas alternativas para qualificar e ampliar o ensino público na área fundamental. Conseguimos avançar e hoje somos uma referência na contratualização de entidades que são filantrópicas, comunitárias para que possam assumir uma escola inteira de ensino fundamental, mas que não seja estatal,” diz Marchezan. 

Inovação - O prefeito também destacou que Porto Alegre está inovando ao buscar parceria com a sociedade civil organizada para poder levar esta opção e fazer a comparação entre o ensino privado, filantrópico, mas nas periferias para as comunidades mais pobres. “O nosso desafio tem sido buscar alternativas que entreguem uma educação de qualidade para as pessoas mais vulneráveis. A experiência tem sido gratificante porque é uma alternativa nova no país. Ainda há de se mudar alguma legislação federal para que os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) possam ser direcionados para esta área”, finaliza. 

O prefeito Ronaldo Dimas elogiou o trabalho que vem sendo realizado em Porto Alegre. “O prefeito Marchezan está mudando a cidade e gerenciando com todos os critérios sérios e necessários. A nossa intenção é levar a experiência de Porto Alegre para um projeto piloto lá em Araguaína, onde existem instituições filantrópicas que são referência”, destaca.

Comitiva - Também esteve presente o secretário de Educação, Adriano Naves de Brito. Já a comitiva de Araguaína é composta pelo procurador do Município, Gustavo Fidalgo; o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, José da Guia Pereira da Silva; Silvinha Pires, representando o Conselho de Educação; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Aldair da Costa Souza, e os vereadores Marcus Araújo e Gilmar Costa. Também participaram da reunião o filósofo, professor e consultor, Fernando Schüler, e o gerente do Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável (liderado pela Comunitas), José Rodrigues Alves.

Paulo Ricardo Fontoura

Gilmar Martins