Prefeito decreta luto de três dias pelo falecimento do empresário Paulo Vellinho

09/09/2022 10:10

Foi publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre o decreto do prefeito Sebastião Melo que define luto oficial de três dias na Capital pelo falecimento do empresário Paulo Vellinho, a contar desta sexta-feira, 9. Vellinho faleceu aos 95 anos nessa quinta-feira, 8. 

Para o prefeito, o decreto é um singelo reconhecimento da cidade ao empreendedor gaúcho, que foi um cidadão comprometido e um empresário visionário, atuante em transformações na economia e na sociedade. “Paulo Vellinho fez de Porto Alegre seu lar muito cedo e dedicou a vida inteira ao empreendedorismo, como um líder empresarial que ajudou a formar outras lideranças e deixou legados incontestes ao desenvolvimento”, reforçou Melo no decreto. 

Fundador da Springer na década de 50, Vellinho contribuiu no processo de industrialização brasileiro. Nascido em Caxias do Sul, formou-se em química industrial na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e fez sua trajetória profissional na capital gaúcha. Exerceu cargos de liderança em diversas entidades empresariais do estado, como Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e (FIERGS).

  

 

Carolina Seeger

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes