Prefeito defende diálogo com estados e União para qualificar transporte público

27/04/2022 18:49
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
"Temos que mudar a realidade de um sistema caro, ruim e que perde mais passageiros diariamente", disse Melo

O prefeito Sebastião Melo foi o mediador de um painel nesta quarta-feira, 27, da Confederação Nacional dos Municípios, em Brasília, para discutir os desafios do transporte público no presente e no futuro. Melo compartilhou as experiências de Porto Alegre na área de mobilidade e reforçou que é preciso uma grande mobilização nacional para mudar a realidade do serviço. “É um tema complexo que precisa ser enfrentado de forma compartilhada entre governo federal, estados e municípios. Temos que mudar a realidade de um sistema caro, ruim e que perde mais passageiros diariamente”, defende.

O prefeito está na capital federal para a programação da 23ª Marcha em Defesa dos Municípios e para reforçar as reivindicações para aprovação do projeto de lei que cria o Plano Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (PNAMI). Aprovada em fevereiro no Senado, a proposta que prevê custeio federal às isenções dos idosos acima de 65 anos no transporte coletivo será apreciada pela Câmara dos Deputados.

Vice-presidente de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Melo tem dialogado com os parlamentares para esclarecer aspectos técnicos e sensibilizá-los a favor da proposta. “Existe boa vontade dos parlamentares em avançar nesta matéria. Trabalhamos para oferecer as condições técnicas à elaboração do relatório, para que possa ir à votação”, finaliza o prefeito.

Mais Transporte - Na última semana, Melo apresentou em Porto Alegre o Mais Transporte - Programa de Reestruturação do Transporte, com a estratégia de retomada gradativa da estrutura de operação do sistema para qualificar o serviço aos usuários, além do novo método de cálculo que mantém a tarifa de ônibus nos atuais R$ 4,80. Se o projeto de lei for aprovado no Congresso e sancionado pelo presidente, com confirmação dos recursos, o montante poderá ser aplicado na redução da passagem e no custeio da qualificação.

Gonçalo Valduga

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes