Prefeito defende soluções sustentáveis para cidades em evento com ministros

10/09/2025 18:56
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Melo participou da abertura do Seminário de Governança Climática e 2º Encontro Cidades Verdes Resilientes

O prefeito Sebastião Melo defendeu nesta quarta-feira, 10, em Brasília, a necessidade das cidades encontrarem soluções sustentáveis para o crescimento econômico diante do impacto das mudanças climáticas. Como vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), ele participou da abertura do Seminário de Governança Climática e 2º Encontro Cidades Verdes Resilientes: A Governança Climática que o Brasil Precisa, no auditório da Procuradoria-Geral da República.

Também estiveram presentes no evento as ministras do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; da Cultura, Margareth Menezes; dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo; e o ministro das Cidades, Jader Filho.

“Temos milhares de cidades dentro de uma mesma cidade. Precisamos de prevenção, cidades com plano diretor elaborado, transição energética. Não podemos ter tantos ônibus com diesel, temos que pensar nos elétricos, mas isso se faz com planejamento e recursos” - Prefeito Sebastião Melo.

Criado em 2024, o Programa Cidades Verdes Resilientes ajuda os municípios a se prepararem para os impactos da mudança de clima, com seis áreas de atuação: verde urbano, gestão do solo, soluções baseadas na natureza, eficiência energética, mobilidade sustentável e resíduos sólidos.

Até sexta-feira, 11, o encontro vai reunir autoridades, especialistas, sociedade civil e parceiros internacionais para debater adaptação e mitigação climática, financiamento, instrumentos econômicos e avaliação do Plano Clima.

Cesar Lopes / PMPA
Melo pede ao Ministério de Transportes autorização para faixa de motociclistas na avenida Assis Brasil
Melo pede ao Ministério de Transportes autorização para faixa de motociclistas na avenida Assis Brasil

Usina do Gasômetro - O prefeito Sebastião Melo segue com agendas em Brasília para viabilizar a cessão em definitivo da Usina do Gasômetro para Porto Alegre. Na quinta-feira, 11, novos encontros devem tratar sobre o tema.

Trânsito -  Melo e a secretária executiva de Assuntos Federativos, Fátima Daudt, levaram ao Ministério dos Transportes o pedido de autorização para implantação da ‘’faixa azul’’, exclusiva para motociclistas. Ainda em caráter experimental na avenida Assis Brasil, a pintura da faixa já foi feita pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), mas a implementação oficial depende da autorização da Senatran.

  

Lucas Abati

Gilmar Martins