Prefeito destaca integração na Segurança em entrega de viaturas

27/02/2020 19:24
Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO
Policiamento ostensivo da Capital recebeu reforço de sete veículos nesta quinta-feira

O prefeito Nelson Marchezan Júnior ressaltou, nesta quinta-feira, 27, a redução da criminalidade como marca do trabalho integrado entre as forças de segurança estaduais e municipais. A cooperação entre Estado e Município contribuiu, por exemplo, na queda de 42% no roubo de veículos de 2018 (8.215) para 2019 (4.761) em Porto Alegre. “O entrosamento, com o compartilhamento de dados e tecnologia, consolidou o Município no papel de colaborar diretamente com os órgãos de segurança pública”, enfatiza. 

A afirmação do prefeito ocorreu durante a entrega de sete viaturas para o policiamento ostensivo da Capital. Em frente ao Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, também repassaram 3.338 coletes balísticos à Brigada Militar para repor equipamentos que estão com prazo de validade terminando. Um oitavo veículo será encaminhado a Viamão. O investimento de R$ 2,7 milhões é do Fundo Especial de Segurança Pública. 

Segundo o governador, manter a estrutura de segurança forte continua com status de primeira ordem para o enfrentamento do crime. “Não é à toa que obtivemos a queda de alguns indicadores criminais e incentivamos a sociedade a participar das ações estratégicas contra a criminalidade por meio de doações ao Fundo de Segurança”, afirma. Em janeiro de 2020, o número de homicídios no Rio Grande do Sul caiu 36,7%, com a redução de 229, no mesmo mês de 2019, para 145 neste ano. Foi o menor total desde 2007, quando houve 138 óbitos.

Capital monitorada - Em dois meses, a prefeitura espera dobrar as 850 mil placas de veículos monitoradas por dia, com a finalização do cercamento eletrônico. Todas as 20 entradas e saídas da cidade serão vigiadas, com aumento de 70% na fiscalização. “Porto Alegre encontrou e fincou a bandeira na segurança quando a tecnologia passou a ter papel fundamental de auxiliar os órgãos estaduais e federais contra o crime”, ressalta o secretário municipal de Segurança, Rafão Oliveira.

O trabalho em conjunto com o Estado é viabilizado no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), instalado a pedido do prefeito Nelson Marchezan Júnior em 25 de abril do ano passado. Entre as pautas temáticas fixas do Gabinete, estão roubo e furto de veículos, comércio ilegal, Código de Postura, integração do sistema de informação, colaboração para punibilidade e controle de invasões. 

As ações se baseiam no uso de ferramentas importantes, como o cercamento eletrônico e o aplicativo Detetive Cidadão - pelo qual as pessoas podem informar sobre veículo suspeito de roubo. Basta fotografar a placa e informar a localização pelo aplicativo. Se o veículo tiver sido roubado, é emitido um alerta às autoridades policiais e ele passa a ser monitorado em tempo real. A ferramenta pode ser baixada em iOS ou Android.

 

  

 

Gonçalo Valduga

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes