Prefeito e governador debatem a cogestão regional no enfrentamento da pandemia
Na tarde desta terça-feira, 16, o prefeito Sebastião Melo esteve no Palácio Piratini, onde reuniu-se com o governador Eduardo Leite para tratar das medidas de enfrentamento da pandemia e sobre a cogestão regional no âmbito do Plano de Distanciamento Controlado. No encontro, além de reforçar todas as medidas que estão sendo tomadas em âmbito municipal para ampliação de leitos clÃnicos e de UTIs na cidade, Melo reafirmou a posição favorável à divisão de responsabilidades entre estado e municÃpios, como vinha acontecendo até o mês passado. No entanto, o prefeito ressaltou que é necessário que a cogestão não seja provisória e que os protocolos das regiões sejam formulados em parceria com as prefeituras de cada municÃpio.
"Penso que a retomada da cogestão, se houver, deva ser definitiva, até o fim da pandemia. Além disso, os municÃpios de uma mesma região precisam estar alinhados e participar do processo de criação dos protocolos. Não dá pra termos aqui na Região Metropolitana, por exemplo, Porto Alegre com uma atitude, Canoas com outra, Viamão com outra. Somos cidades conurbadas e devemos ter uma posição única", afirmou o prefeito, que aproveitou ainda para tratar da restrição de horário de funcionamento dos supermercados. Segundo Melo, o limite de abertura até as 20h provoca ainda mais aglomerações nas lojas. "Pedi ao governador para que reconsiderasse essa questão, pois penso que estendendo o horário de funcionamento seria possÃvel ter um movimento mais espaçado, sem aglomerações", disse.
Recursos - O prefeito pediu ainda ao governador a desvinculação de algumas verbas estaduais que são destinadas especificamente a programas e projetos da saúde. O objetivo é liberar a vinculação para que os valores sejam concentrados nos custos de serviços e medidas para a saúde no combate à pandemia. A prefeitura irá formalizar a solicitação para que seja avaliada pelo governo.
Também participaram do encontro o vice-governador do estado, Ranolfo Vieira Júnior, o secretário-chefe da Casa, Artur Lemos, e o secretário de Articulação e Apoio aos MunicÃpios, Agostinho Meirelles.
Â
Â
Fabiana Kloeckner