Prefeito em exercício visita Festa da Uva e Ameixa em Belém Velho

21/01/2023 12:05
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Hamilton Sossmeier destacou a importância da feira para a divulgação do trabalho dos produtores rurais

O prefeito em exercício Hamilton Sossmeier e o secretário Cassio Trogildo, da Governança Local e Coordenação Política, visitaram na manhã deste sábado, 21, a 31ª Festa da Uva e Ameixa de Porto Alegre, na Praça Nossa Senhora de Belém, no bairro Belém Velho. Este é o último fim de semana do evento. Até domingo, 22, o público poderá visitar as bancas com frutas orgânicas e convencionais, colhidas e oferecidas diretamente pelos produtores, além de flores, artigos de artesanato e produtos coloniais.

Sossmeier destacou a importância da feira na divulgação do trabalho dos produtores rurais da Capital. “Porto Alegre tem a segunda maior área rural entre as capitais do país, atrás apenas de Palmas, no Tocantins. Isso evidencia o protagonismo que a cidade deve ter no que se trata da produção. Este evento reúne o que os porto-alegrenses têm de melhor”, disse o prefeito em exercício.

O secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, ressaltou a venda direta do produtor para o consumidor que é realizada durante a festa. "Nosso objetivo é fomentar a produção primária e a atividade econômica da região, disponibilizando estes pontos de comercialização. O retorno para o produtor é melhor e o consumidor encontra frutas de qualidade, que são cultivadas aqui", afirmou.

São seis produtores dos bairros Vila Nova, Belém Velho e Campo Novo expondo uvas niágara branca e rosa, bordô e francesa, e ameixas rubimel, rainha Claudia e sanguínea. Alguns têm outras frutas da estação, como melão, melancia, figo e morango orgânico.

Também há bancas da Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama), com produtos coloniais: mel, sucos, geleias, cucas e biscoitos, entre outros.

A expectativa é colher neste ano 130 toneladas de uva e 90 de ameixa, somando 220 toneladas para superar as 200 toneladas da safra de 2022.

A realização do evento é do Sindicato Rural de Porto Alegre, com o apoio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), da Emater-RS e da Associação Comunitária do bairro Belém Velho. 

Largo Glênio Peres - Produtores rurais seguem comercializando uva e ameixa na feira no Largo Jornalista Glênio Peres, junto ao Mercado Público, até fevereiro, final da colheita. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes