Prefeito faz vistoria em abrigo de ônibus teste na Ipiranga

04/07/2022 10:45
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Equipamento será avaliado por técnicos pelos próximos 15 dias

O prefeito Sebastião Melo fez uma vistoria ao abrigo de ônibus teste instalado na avenida Ipiranga, em frente à sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), na manhã desta segunda-feira, 4. O equipamento será avaliado por técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e EPTC por 15 dias.

"O papel da nossa gestão é melhorar e facilitar a mobilidade humana. Este tema é um dos principais desafios que precisamos enfrentar. Novas soluções e tecnologias como essa, que facilitam a vida dos usuários do transporte público, são o início de um longo caminho que temos pela frente” - Prefeito Sebastião Melo. 

Durante os próximos 15 dias, os fiscais do contrato farão uma avaliação criteriosa no equipamento. Passado o período de teste e feitos ajustes, se necessário, os primeiros dos 1.507 abrigos definitivos começam a ser instalados a partir de agosto. A previsão é ter em operação 130 até o final do ano.

“Em mais essa entrega do programa Mais Transporte, tomamos a decisão de ter um equipamento teste, antes dos abrigos definitivos, para avaliarmos alguns pontos que entendemos como fundamentais para atender bem à população”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

 A equipe técnica irá observar questões estruturais e funcionalidades previstas no equipamento. Segundo um dos engenheiros e fiscais do contrato, Guilherme Bender Cunha Matos, serão verificados acabamentos, instalações elétricas, identidade visual, adequação do piso, aplicação do piso tátil e demais especificações aprovadas nos projetos apresentados pela concessionária.

“Estamos orgulhosos em dar este primeiro passo na instalação dos novos abrigos de ônibus de Porto Alegre. Os modelos trarão mais informação, conforto e segurança, impactando positivamente o dia a dia das pessoas”, comenta José Carlos Angelucci, diretor de Relações Governamentais da Eletromidia.

Concessão: Serão instalados dois modelos nos próximos cinco anos, sendo 57% com medida de 4 metros x 2 metros, quatro assentos e três tomadas USB, e 43% de 3 metros x 2 metros e três assentos. Todos terão piso podotátil e espaço para cadeirantes, iluminação artificial por LED, proteções superior e lateral contra ventos e chuvas, informações sobre as linhas, além de três faces publicitárias. Além disso, haverá 100 pontos com câmera e 180 com painel de próxima chegada.

Regiões como Rubem Berta, Lomba do Pinheiro, Restinga e pontos de alta visibilidade e demanda, como avenida Ipiranga, Ramiro Barcelos e Cristovão Colombo deverão ser priorizados. A concessão é por 20 anos e o investimento de instalação e manutenção é 100% privado.

“Esta é mais uma parceria que nos ajuda a qualificar o atendimento à população. Estamos trabalhando em outros projetos como este, que têm como foco entregar melhores serviços para a cidade com o apoio da iniciativa privada”, completa o secretário em exercício de Parcerias, Jorge Murgas.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

Aline Rimolo

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes